Guilherme Nogueira

Área nobre da capital mineira, o bairro Funcionários, em BH, reúne tradição, requinte e qualidade de vida. Criada para moradia dos funcionários públicos e da elite política no final do século 19, a região é próxima ao Palácio da Liberdade, então sede do governo local. Neste post, saiba mais sobre a história do bairro e confira 5 vantagens de morar no Funcionários, uma das localizações mais desejadas da cidade. 

Neste artigo, você encontrará:

O bairro Funcionários é um dos mais antigos de Belo Horizonte. Assim, caminhar pelas ruas da região é também conhecer parte da história da cidade. No passado, as primeiras moradias eram construídas de acordo com a hierarquia dos funcionários e o status dos moradores. Assim, as casas maiores e com maior número de janelas pertenciam às famílias do mais alto escalão.

Hoje em dia, alguns dos casarões, preservados, ainda fazem parte do cenário local e dividem espaço com edifícios modernos e luxuosos, em vias largas e arborizadas do bairro.

Continue com a leitura para entender por que o Funcionários está entre as áreas mais cobiçadas da capital.

Onde fica o bairro Funcionários em BH

O Funcionários tem uma localização privilegiada e que torna a região muito valorizada. Faz divisa com o Savassi e sua ampla área comercial, assim como com o complexo arquitetônico da Praça da Liberdade – ou Circuito Liberdade – que concentra 33 instituições culturais e artísticas, entre elas o Palácio da Liberdade, o Palácio das Artes e o Museu Mineiro. Também fica próximo aos bairros Santa Efigênia, São Lucas e Lourdes.

Qual ônibus eu pego para ir para o bairro Funcionários

Para chegar ao bairro Funcionários de ônibus o passageiro pode contar com opções do transporte coletivo. Há várias linhas que fazem o trajeto passando pelo bairro. Para confirmar os itinerários, basta consultar essa página do site da Prefeitura de BH. 

Também é possível chegar ao bairro utilizando a linha 1 do metrô de Belo Horizonte. As informações referentes à linha e estações podem ser confirmadas aqui

Bairro Funcionários BH – mapa

 

Confira a seguir mais detalhes sobre o bairro Funcionários no mapa.

5 vantagens de morar no bairro Funcionários

Depois de conhecer um pouco mais sobre o Funcionários, é hora de conferir 5 vantagens de morar no bairro.

1. Área nobre

Morar no Funcionários é contar com todas as vantagens de uma área nobre. Isso significa que a região oferece ótima infraestrutura urbana, mobilidade, arborização e segurança. Além disso, é possível encontrar no bairro vários empreendimentos de alto padrão e de luxo, com destaque para os edifícios que estão entre os mais sofisticados da capital.

Olha só essa cobertura top house no Quintas da Liberdade, empreendimento localizado no bairro Funcionários:

2. Localização privilegiada

A localização privilegiada é outra característica que está entre as vantagens do bairro Funcionários. O local permite fácil acesso a importantes avenidas de BH como a Avenida Brasil, Avenida do Contorno, Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas e Afonso Pena. Sem falar na já citada proximidade com o complexo da Praça da Liberdade e a região do bairro Savassi, que oferece intensa atividade comercial e de serviços, contribuindo assim para facilitar o dia a dia dos moradores do Funcionários.

3. Tradição

Por ser um bairro tradicional, o Funcionários une a imponência dos casarões antigos, muitos considerados patrimônios culturais de BH, com a modernidade e o requinte  dos edifícios de alto padrão. Esse também é um diferencial para a valorização da região, que concentra investimentos nos mais diversos setores. 

4. Infraestrutura completa

Essa é outra vantagem que faz muita diferença para quem vive na região. A infraestrutura completa do bairro inclui ruas pavimentadas e arborizadas, iluminação pública, redes de serviços básicos – incluindo internet -, o que se reflete em comodidade e conforto. Entre os locais que chamam a atenção no bairro estão as praças ABC (Benjamim Guimarães) e Tiradentes e a sede do jornal Estado de Minas.

5. Qualidade de vida

A qualidade de vida é uma das principais vantagens para quem escolhe morar no bairro Funcionários. 

morar com qualidade de vida

A soma desses aspectos: área nobre, localização privilegiada, tradição e infraestrutura completa fazem do local uma referência em bem-estar para os habitantes de Belo Horizonte.

O que fazer no bairro Funcionários

Além de toda a estrutura de comércio e de serviços nas proximidades, o Funcionários também oferece várias opções de lazer. Bares, restaurantes e atrações culturais estão entre os programas que movimentam a região.

A Feira Tom Jobim é outro destaque: nas barraquinhas são oferecidas comidas e bebidas típicas, um verdadeiro festival gastronômico ao ar livre, com muita área verde ao redor. Ao lado, tem também a Feira de Antiguidades. Um passeio perfeito para toda a família.

Quem mora no Funcionários também está próximo ao Diamond Mall, shopping localizado no bairro Lourdes, e do Pátio Savassi, no São Pedro. Além disso, conta com todas as opções do centro comercial do bairro vizinho Savassi, outra região charmosa da capital. Ali estão reunidos cinemas, museus, restaurantes renomados, bares e muito mais.

Leia também: O que fazer em Belo Horizonte

Encontre seu imóvel no bairro Funcionários

Agora que você já sabe que o Funcionários é um dos melhores bairros para morar em Belo Horizonte, que tal conhecer alguns imóveis na região?  

A BH Brokers é uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão e de luxo, com opções nas melhores localizações de BH e Nova Lima. Conheça nossos imóveis ou clique aqui para conversar com um de nossos corretores!

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.