Guilherme Nogueira

Uma das melhores regiões para morar em Belo Horizonte, o bairro Luxemburgo tem tradição e qualidade de vida. Justamente por isso, está entre as localizações mais valorizadas da capital mineira. Para você conhecer um pouco mais desse lugar tão acolhedor, confira neste artigo 5 motivos para morar no bairro Luxemburgo, em BH.

O que você encontrará neste post:

5 motivos para morar no bairro Luxemburgo em BH

Localização privilegiada, infraestrutura completa, áreas verdes, lazer e gastronomia – essas são só algumas das vantagens para usufruir no bairro Luxemburgo. Acompanhe os 5 motivos que selecionamos para você! 

1. Localização

O Luxemburgo fica na região centro-sul de Belo Horizonte. É um bairro nobre, com perfil residencial, mas também conta com comércio e serviços. A Rua Guaicuí é a via principal e concentra a maior parte desses estabelecimentos.

Para chegar ao bairro, as vias de acesso são as avenidas Prudente de Morais e Raja Gabaglia ou ainda as ruas Júlia Nunes Guerra, Henrique Salles, Fábio Couri, Flávia Bretas, Sette Câmara e Helena Abdalla, como opções alternativas.

Bairro Luxemburgo fica perto de onde?

O Luxemburgo fica próximo a outras regiões nobres e tranquilas de BH: os bairros Cidade Jardim, Vila Paris e São Bento.

Bairro Luxemburgo BH – Ônibus

Algumas linhas de ônibus da capital mantêm itinerários que passam pelo bairro Luxemburgo ou pelas suas proximidades, assim como a Linha 1 do metrô. Ou seja, é possível se dirigir ao bairro por meio de várias opções do transporte público.

Bairro Luxemburgo BH – Mapa

Confira mais detalhes no mapa do bairro:

2. Tradição

O Luxemburgo também é considerado um bairro tradicional de Belo Horizonte. A urbanização da área começou por volta de 1958. No início, o espaço foi ocupado somente por casas e pequenos edifícios residenciais. A partir de 1996, devido a uma alteração na lei de zoneamento local, o bairro começou a receber prédios maiores e áreas comerciais. Atualmente, conta com empreendimentos de alto padrão e grandes edifícios, além de lojas e restaurantes renomados.

História do bairro Luxemburgo

A história do bairro está ligada a Albert Scharlé, engenheiro de Luxemburgo – o pequeno país europeu – que veio para o Brasil no fim da década de 1920 para dirigir a Siderúrgica Belgo Mineira. Ele encantou-se com a paisagem belorizontina, adquiriu uma fazenda na região e ali viveu até sua morte. Os herdeiros venderam as terras, que hoje compõem o bairro que foi oficializado com o nome pelo qual já eram conhecidas: Luxemburgo  – a terra natal de Scharlé.

3. Infraestrutura

O bairro Luxemburgo conta com infraestrutura completa: vias pavimentadas, quadras arborizadas, calçadas largas, boa iluminação e todos os demais serviços públicos à disposição dos moradores. Entre as principais referências do local estão o Parque Mosteiro Tom Jobim – com uma das principais áreas de mata nativa do município – e o Hospital Luxemburgo. 

Restaurantes e bares, lojas, supermercados e farmácias, além de colégios e escolas de idiomas também estão entre as opções de comércio e serviços oferecidos na região.

4. Lazer e entretenimento

Além da infraestrutura completa, o Luxemburgo se sobressai como localização com opções de lazer e entretenimento. Veja a seguir o que o bairro oferece nessa área.

O que fazer em Luxemburgo BH?

Entre as opções de passeio no bairro está o Parque Mosteiro Tom Jobim, implantado em 2001. Com uma área de aproximadamente 6,4 mil m², conta com trilha para caminhada, playground, recantos para contemplação, mesas de jogos e quadra esportiva.

Com parte da vegetação nativa da reserva da Mata do Mosteiro, o parque abriga nascentes d’água, pinheiros, eucaliptos, paineiras, ipês e árvores frutíferas. Também são encontrados na área macacos, gambás, tucanos, jacus e maritacas. O parque é bastante frequentado pelos moradores da região, pois trata-se de um recanto para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Outro local para quem busca lazer e entretenimento no Luxemburgo é o Woods Shopping. Centro de compras com mix variado de serviços: convivência, moda, gastronomia e lazer, além de programação cultural com apresentações ao vivo e espaço de diversão para crianças.

Restaurantes no Luxemburgo

Ótimos restaurantes e bares estão localizados na região. Conheça algumas das melhores opções:

  • Donna Margherita Pizzeria: rodízio de pizzas salgadas e doces, em espaço amplo com decoração charmosa.
  • Inka Peruano e Japonês: cozinha japonesa e peruana, em ambiente requintado.
  • Bar do Antonio: cozinha variada – incluindo petiscos, sanduíches e feijoada – e cerveja artesanal, em ambiente descontraído e com área externa.

5. Qualidade de vida

Todos os diferenciais do bairro Luxemburgo fazem do lugar uma área nobre e que oferece qualidade de vida. Praticidade para o cotidiano das famílias, tendo em vista a ótima localização e o fácil acesso a comércio e serviços, bem como a áreas verdes e de lazer, somados à infraestrutura, permitem que os moradores tenham tranquilidade, segurança e bem-estar.

Bairro Luxemburgo é bom para morar

Com certeza, o Luxemburgo é um dos melhores bairros para quem escolhe morar em Belo Horizonte. O perfil do bairro, inclusive, tem atraído vários empreendimentos imobiliários à região.

Os melhores imóveis no bairro Luxemburgo

Se você tem interesse em morar no Luxemburgo, uma ótima opção pode ser o edifício residencial Zalfa Berquó. Um empreendimento que surpreende pelas plantas inovadoras dos apartamentos de 2 e 3 quartos. Com diferenciais construtivos e detalhes que garantem requinte e conforto, possui vantagens como 2 vagas de garagem e segurança eletrônica com controle de acesso biométrico. Para saber mais sobre esse imóvel, basta clicar aqui.

Além do Zalfa Berquó, a BH Brokers, imobiliária especializada em imóveis de alto padrão e de luxo, conta com outras opções de imóveis na região.

 

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.