melhores bares em bh
Guilherme Nogueira

Você sabia que Belo Horizonte tem mais de 10 mil bares? Esse dado é do Ministério do Turismo e isso representa um estabelecimento para cada 200 habitantes. Mas em meio a tanta variedade, como encontrar os melhores bares em BH para curtir um Happy Hour com a galera? 

A “Capital Mundial dos Botecos” ganhou esse título após a promulgação da Lei Municipal 9.714/2009 que estabeleceu o terceiro sábado de maio como o Dia Municipal dos Botecos. 

Além de ter sido reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco, Belo Horizonte ainda ostenta o número de 28 bares por quilômetro, segundo a Prefeitura Municipal. Com esses dados já dá para notar que a paixão por esse tipo de estabelecimento é verdadeira, não é? 

Por ser um tipo de entretenimento democrático, existem opções para todos os gostos. Por isso, para te ajudar a explorar a cidade com o que for ideal para você e seus amigos, você pode conferir neste artigo:

Quais são os melhores bares em BH?

A ideia de melhores bares em BH pode ser um pouco relativa, pois vai depender do seu gosto. Por isso, para ter um bom parâmetro na hora de te indicar lugares para passar um tempo com os amigos, nos baseamos na publicação da revista Casual Exame que em setembro de 2022 listou os 100 melhores bares do Brasil.

Pessoas em bares em Belo Horizonte

Confira alguns dos destaques da capital mineira: 

Cachaçaria Lamparina

O bar belo-horizontino trabalha com patrimônio estadual: a cachaça. São rótulos selecionados de bebidas artesanais produzidas em Minas Gerais. 

Além disso, a Cachaçaria Lamparina oferece coquetéis e porções voltadas para harmonização com as bebidas. 

Mina Jazz Bar

O Mina Jazz Bar fica localizado no antigo Salão de Música do Automóvel Clube de Minas Gerais. O ambiente é requintado e intimista, funcionando como uma casa de jazz, recebendo diversos artistas para espetáculos ao vivo. 

A sua carta de drinks é bastante diversificada e o menu possui opções sofisticadas concebidas pelo chef Léo Paixão. 

Ofélia

O bar Ofélia funciona no Santa Efigênia, com uma proposta bastante lúdica: tire uma carta de tarô e veja o seu futuro em formato de drink. 

A carta de drinks foi criada pela mixologista Jocassia Coelho e oferece 22 opções autorais, batizadas com nomes de cartas de tarô como a Roda da Fortuna, a lua e o louco. Além disso, ainda é possível encontrar clássicos como o Aperol Spritz. 

Já o cardápio é de Bernardo Garcia e oferece diferentes opções de petiscos. 

Além disso, todo o conceito do local é baseado em Ofélia, personagem de Hamlet, um clássico da literatura mundial. A personagem transmite todo ar de uma mulher aventureira, irreverente e criativa. 

Quais são os bares com música ao vivo em BH?

Se você busca os melhores bares em BH para curtir uma música ao vivo, saiba que é possível contemplar diferentes ritmos: choro, samba raiz, rock, MPB e muito mais. Confira algumas opções:

Juramento 202

O Juramento 202 é uma microcervejaria, que tem uma proposta intimista com menos de 30 lugares espalhados pelo belo imóvel de esquina, com arquitetura dos anos 1930. 

Os pedidos são feitos no balcão e existem diversas opções de chopp da cervejaria Vilela. O cardápio é sazonal e as opções de chopp mudam semanalmente, a partir da produção. 

É possível curtir uma roda de choro ao vivo, pelo menos uma vez por semana, além da possibilidade de escolher entre discos de vinil de ídolos da música brasileira como Luiz Melodia e Jorge Ben Jor para embalar a noite no local. 

Bar do Museu Clube da Esquina 

Nos anos 1960 surgiu o Clube da Esquina, grupo de jovens que se reuniam pelas ruas da capital mineira com o propósito de produzir música. O grupo se tornou sucesso no país inteiro com nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Alaíde Costa e mais. 

Com tamanho peso do grupo, foi criada uma marca permanente: O Museu Clube da Esquina e o espaço busca estimular a cena musical da cidade. 

É possível assistir apresentações de terça a sábado.

Jack Rock Bar

Uma das opções para quem curte um bom rock and roll, o Jack Rock Bar foi eleito pela revista Veja como o melhor bar com música ao vivo em 2011. 

Desde o início dos anos 2000 o espaço é uma referência para quem deseja o melhor da música e gastronomia, com um cardápio cheio de opções de comida japonesa.

Conheça os bares temáticos em BH

Não é só a boa gastronomia e a cerveja gelada que chama atenção nos bares da capital mineira. A cidade conta também com diferentes opções de bares temáticos: 

Sô Madruga

Se você nunca assistiu ao seriado Chaves, com certeza já ouviu falar, não é? O Bar Sô Madruga remonta o cenário da vila do seriado em seus detalhes. 

Além disso, possui pratos inspirados nos personagens e é possível tirar uma foto no barril do Chaves, na sala do Seu Madruga ou com a vassoura da Bruxa do 71.

É possível ainda usar a fonte dos desejos para mentalizar um pedido para sua vida. As moedinhas arrecadadas nessa brincadeira são revertidas para ajudar pacientes oncológicos da Casa Aura. 

The House Food & Fun

O The House Food & Fun possui uma decoração inspirada em filmes e séries como Harry Potter, Alice no País das Maravilhas e Friends. 

Com um cardápio e carta de drinks diferenciados, o ambiente possui também videogames instalados pelos seus dois andares.

Onde ir em BH à tarde?

Como Belo Horizonte é reconhecida pela sua gastronomia e boêmia, é possível unir o melhor dos dois mundos e aproveitar belos almoços acompanhados de uma cervejinha bem gelada em ambientes como:

Café Palhares

O Café Palhares é um dos bares mais tradicionais da cidade, fundado em 1938 e funcionando no mesmo lugar desde então, no coração do centro.

Atual bicampeão do festival Comida di Boteco, recebeu o prêmio de melhor prato em 2021 e 2022 e tem como destaque no seu cardápio o famoso Kaol, o símbolo da cidade foi imortalizado pelo compositor e jornalista Rômulo Paes. O nome do prato é sigla para: “Kachaça, Arroz, Ovo e Linguiça”. 

O local funciona de segunda a sexta, entre 08h e 18h e aos sábados até as 16h. 

Agosto Butiquim

Aos sábados o Agosto Butiquim funciona a partir do meio-dia, se tornando o lugar ideal para quem busca saborear uma deliciosa comida de boteco. 

Mesa de boteco com comida

O local já foi campeão do Festival de Cachaça Gourmet e recebeu o prêmio de melhor prato do Festival Comida Di Buteco, conquistando o coração dos amantes da boa gastronomia. 

Cervejaria Albanos

A casa abre às 17h ao longo da semana e no sábado e domingo você pode aproveitar a tarde toda no local. A Albanos é um clássico para quem busca apreciar uma boa cerveja artesanal em uma happy hour com a turma. 

Onde ir em BH à noite?

Se você gosta de curtir a vida noturna, aproveitando uma boa bebida e música para dançar, esses são alguns dos melhores bares em BH para isso:

Clube Chalezinho 

O Clube Chalezinho existe há pouco mais de 20 anos e é o ambiente perfeito para quem gosta de sair para dançar à noite. As festas são bastante diversificadas e a casa recebe eventos diferentes a cada noite, se tornando especial para quem é eclético e gosta de curtir desde o melhor do sertanejo até embalar aos hits do pop. 

Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus, apelidada carinhosamente de HB, é a única sede da tradicional cervejaria alemã na América Latina. A marca possui mais de 400 anos de história e sua unidade em Munique, na Alemanha, foi palco de diferentes acontecimentos históricos.

Na sede belo-horizontina é possível imergir na cultura alemã e aproveitar o melhor da cozinha bávara e cervejas Premium lager, Dunkel e Hefe Weizen.

Amadís Bar e Restaurante 

O Amadís fica localizado na avenida Fleming, famosa região da Pampulha. O local é famoso pelo seu cardápio, que tem como objetivo proporcionar aos seus clientes experiências diferentes e criativas. 

Apesar da quantidade de bares espalhados pela capital mineira, também é possível contar com diferentes opções de lazer pela cidade. Se você busca outras opções para se divertir com os amigos e família, saiba o que fazer em Belo Horizonte.

O que fazer em Belo Horizonte? Confira as opções de lazer

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.