Guilherme Nogueira

Belo Horizonte é uma cidade que encanta seus moradores e visitantes. Com pontos turísticos mundialmente conhecidos, como a Igreja da Pampulha e o Instituto Inhotim, a capital mineira também se destaca em outro setor: a gastronomia. Estabelecimentos renomados e chefs reconhecidos, bem como espaços acolhedores e que dão aquele gostinho de “quero mais”, fazem parte das opções. Confira neste post uma seleção especial dos melhores restaurantes em BH.

O que você verá nesta seleção:

 

Leia também: O que fazer em BH: conheça as melhores atrações da capital mineira

Onde comer bem em BH

Ingredientes selecionados, preparo apurado, cardápio diferenciado, ambiente agradável. São várias as qualidades que fazem com que um restaurante conquiste sua clientela, não é mesmo?

Continue com a leitura para conhecer os melhores restaurantes de BH e prepare-se para uma experiência gastronômica única.

Melhores restaurantes em BH

Restaurantes românticos em BH

Restaurante Taste-Vin

O Taste-Vin é um restaurante francês que fica no bairro Lourdes e oferece um cardápio refinado. No menu, soufflés e pratos à base de peixes, frutos do mar, aves, carnes e queijos. Além disso, conta com uma excelente carta de vinhos (com loja de rótulos anexo) e requintadas sobremesas – um dos destaques da cozinha tradicional francesa. Com décor super charmoso e acolhedor, o restaurante conta com áreas interna e externa, dando aquele ar romântico para quem deseja provar as especialidades da casa.

Veja mais sobre o Taste-Vin aqui.

Domenico Pizzeria e Trattoria

O Domenico Pizzeria e Trattoria é uma premiada e tradicional casa italiana de BH. O restaurante fica em uma charmosa casa tombada pelo patrimônio histórico. Dois ambientes, sendo um deles na varanda coberta, com mesas de madeira e fotos da Itália dão um clima de nostalgia e aconchego ao espaço, que tem a cozinha comandada pelo chef Domenico Cardamuro, nascido em Nápoles. No menu, bruschettas, carpaccio, massas, risotos e pizzas especiais. Licores, coquetéis e vinhos acompanham a experiência gastronômica cheia de sabor e autenticidade.

Conheça mais sobre o Domenico aqui.

Restaurantes sofisticados em BH

Restaurante Pacato

A cozinha de quintal – essência da culinária mineira – aliada à alta gastronomia contemporânea. Esse é o Pacato, restaurante comandado pelo talentoso chef Caio Soter, jurado do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, que coleciona sucessos. Soter trouxe a BH um menu autoral e inventivo, com a ideia de “fazer o tempo parar”. A casa oferece inovação no cardápio a la carte e menu degustação – com base na tríade de alimentos: vegetais, porco e frango -, e serviço de alto padrão. O menu degustação do Pacato é composto por sete tempos, couvert, pré-sobremesa e petit four, com as opções de harmonização com vinhos ou cervejas. No restaurante, você pode provar delícias como o casadinho de Tutu, pó de feijoada e geleia de molho gavião, ravioli de porco, jiló defumado com molho de mostarda e muito mais!

Estive no Pacato e fiz um vídeo contando a experiência no meu canal do Tik Tok. Confira!

@guilhermenogueirabh

Uma verdadeira experiência gastronômica #restaurante #menudegustacao #belohorizonte #belohorizontemg

♬ Chocolate Com Pimenta – Mú Carvalho

Visite também o site do restaurante

Restaurante Glouton

Uma experiência única, por meio de um menu degustação preparado pelo renomado chef Leo Paixão. Uma mistura da alta gastronomia francesa com a tradicional culinária mineira, com o uso de técnicas variadas e que resultam em uma cozinha autoral e com sabores espetaculares – que já conquistou diversos prêmios. O cardápio do Glouton conta com snacks, entrada, pratos à base de peixe, carnes, queijo, sobremesa e refinada carta de vinhos. Ambiente sofisticado e atendimento personalizado, oportunidade para conhecer o trabalho de Paixão, que também foi jurado do programa Mestre do Sabor, e tem mais de 860 mil seguidores no Instagram.

Saiba mais sobre o Glouton aqui.

Restaurante Coco Bambu

O restaurante Coco Bambu, no Shopping Anchieta Garden, conta com ambiente requintado, com excelente carta de vinhos e variedade de pratos à base de frutos do mar, peixes, carnes e aves. Também serve petiscos, massas, sobremesas, tortas e variedade de bebidas, incluindo coquetéis e chopp. A decoração é rústica e remete à natureza, em um amplo e aconchegante espaço da rede que está presente nas principais cidades do país.

Confira mais informações aqui.

Gero Belo Horizonte – Fasano

A família Gero tem mais de cem anos de tradição na área gastronômica e, em parceria com a famosa rede de hotéis Fasano, trouxe a Belo Horizonte um premiado cardápio com ingredientes especiais e pratos clássicos da culinária italiana. É o primeiro restaurante Gero dentro de um hotel e se destaca pelo ambiente aconchegante e um menu composto por opções refinadas de antepasto, saladas, massas, risotos, carnes, peixes e sobremesas, com variada seleção de vinhos, drinks e clássicos Fasano como o Dry Martini. A casa possui unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

Conheça o Gero Belo Horizonte aqui.

Restaurantes aconchegantes em BH

Udon Culinária Japonesa

Uma das principais referências da cozinha japonesa em BH, o Udon conta com duas unidades, uma no Lourdes (matriz) e outra no Belvedere – com um novo conceito do Izakaya – o famoso bar japonês -, integrado ao restaurante. Conta com ótima carta de saquês, pratos tradicionais da gastronomia oriental e combinações exclusivas dos chefs da casa, que já renderam várias premiações à marca. A decoração propõe uma imersão na cultura oriental e torna o ambiente acolhedor aos frequentadores. 

Saiba mais sobre o Udon aqui.

Pasta Lab

Localizado no bairro Savassi, o Pasta Lab se define como Pastifício Tradizionale d’Italia. A casa é um laboratório de massas frescas e artesanais preparadas com ingredientes genuínos e selecionados. O preparo é feito por meio de técnicas modernas que visam refinar os sabores e aromas característicos da Itália. No menu, pratos especialíssimos de antipasto, pasta, gnocchi, doces, vinhos e drinks. E ingredientes especiais como trufas, ostras frescas e vôngole. Ambiente pequeno, mas charmoso e aconchegante, sob o comando do talentoso chef Simone Paratella.

Conheça aqui o Pasta Lab BH.

Restaurantes com vista bonita em BH

Restaurante Outland

É vista bonita que você quer? O Outland é um restaurante a céu aberto com vista para as montanhas, que reúne ainda outros atrativos: cardápio inovador, música de primeira, drinques especiais e design contemporâneo. O espaço fica na Serra do Curral, a mais de mil metros de altitude, e o cenário é deslumbrante! Com menu criado pelo chef veneziano Massimo Bataglini, e destaque para a parrilla, a cozinha da casa é baseada em ingredientes brasileiros como carnes, frutos do mar, legumes, verduras, queijos e, claro, especiarias mineiras e charcutaria. Carta de vinhos 100% nacional, clássicos como Negroni e rum e bebidas com infusões também chamam a atenção. 

Conheça mais sobre o Outland aqui.

Restaurante Topo do Mundo

Já tradicional, o Topo do Mundo proporciona uma experiência única. Localizado na famosa Torre Alta Vila, no Vila da Serra, em Nova Lima – pólo gastronômico da Grande BH -, permite uma vista panorâmica. Os 140 metros de altura da torre proporcionam uma visão única da cidade e região, bem como do encontro entre o céu e a montanha no horizonte. O restaurante oferece um menu requintado, com culinária internacional, e variadas opções de bebidas e drinks. Também poderia estar na categoria “restaurantes românticos em BH”, pois o visual fantástico é inspirador.

Visite aqui o site do Topo do Mundo.

Comidas mineiras sobre a mesa

Restaurantes de comida mineira em BH

Nuúu Restaurante e Bar

O Nuúu Restaurante e Bar celebra a riqueza e variedade de sabores de Minas Gerais. Em um espaço moderno, porém sem deixar a tradição de lado, serve pratos e drinks contemporâneos. Explora a cultura gastronômica da região, sob o comando do chef Guilherme Melo, que acumula premiações. No local, é possível conhecer a cozinha mineira, preparada com produtos de excelência da região. Uma cozinha rica, saborosa, de terroirs únicos, que impressiona. Situado no Savassi, o local abre para café da manhã, serve menu executivo para almoço e tem happy hour todos os dias, com reservas pelo site para o jantar.

Conheça mais sobre o Nuúu aqui.

Ninita Cozinha

Considerado um dos melhores restaurantes de BH, o Ninita mistura duas cozinhas tradicionais: a mineira e a italiana. O resultado? Sabores inesquecíveis e uma experiência gastronômica inigualável! A essência da culinária da casa reúne a hospitalidade da cozinha mineira e o conforto da gastronomia italiana, com temperinho da roça no forno a carvão. São opções de dar água na boca. Quer um exemplo? Porchetta na brasa com limão siciliano, balsâmico com melado e ervas anisadas como opção de antipasto. É de dar água na boca, não é? O restaurante também tem um bar de drinks fenomenal. A casa é comandada pelo chef Leo Paixão, o mesmo do restaurante Glouton – que também está na nossa seleção.

Também visitei o Ninita e fiz um vídeo com os detalhes no meu canal do Tik Tok. É só dar o play!

@guilhermenogueirabh

Restaurante incrivel em #belohorizonte pra vocês. Hoje eu fui no Ninita do chef #leopaixao #restaurante #gastronomia

♬ Every Second – Mina Okabe

Visite também o site do restaurante

Restaurante Xapuri

O sabor da cozinha mineira também está no premiado Xapuri. Um verdadeiro refúgio, o restaurante fica na Pampulha e se destaca por manter, há 30 anos, a tradição de preparar os pratos no fogão a lenha. Ambiente rústico, com muito verde, hípica e loja de artesanato – uma verdadeira experiência pela cultura de Minas Gerais. Clássicos da culinária mineira, como a moranga recheada, tutu de feijão e o mexidão Metido a Besta, em porções generosas, encantam os frequentadores. Também serve pratos executivos, doces artesanais e, claro, a famosa cachaça da região. Fins de semana e feriados têm música ao vivo com o Trio Xapuri.

Acesse aqui o site do restaurante Xapuri.

BH tem ainda uma série de outros restaurantes para entrar na lista dos melhores, uma vez que a gastronomia está em nosso DNA. A capital mineira é privilegiada por contar com espaços culinários diferenciados, projetos conduzidos por chefs renomados e opções para todos os gostos. O que achou da nossa seleção?

E se tiver interesse em saber mais sobre a cidade, os melhores bairros para morar ou sobre o mercado imobiliário local, fale com a BH Brokers, imobiliária especializada em imóveis de alto padrão em BH e região.

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.