BH Brokers

Durante a pandemia da Covid-19, a busca por imóveis maiores e com área externa cresceu bastante, a ponto de se tornar uma tendência no mercado imobiliário ao longo do período de isolamento social. 

Isso porque, por passarem mais tempo em casa, as pessoas passaram a valorizar muito mais seus lares. Junto à flexibilização do home office, houve também um aumento pela busca de casas maiores, em com mais conforto e até mesmo mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Nesse sentido, a busca por condomínios em Nova Lima deve crescer e muito.

Sendo assim, a seguir, explicamos para você por que imóveis em condomínios são tendência em Nova Lima e outras cidades brasileiras, assim como as vantagens de morar em um condomínio fechado. Confira!

Tendência: mercado imobiliário

Com a pandemia de Covid-19, muitas coisas mudaram no mundo, na economia e em nossas rotinas. Ainda que pareça contraditório, nesse mesmo período, porém, o mercado imobiliário viu crescer a busca por imóveis maiores, com ambientes mais espaçosos. Opções de lazer, espaço para home office e áreas verdes também estão entre os pontos considerados importantes. Outra característica muito mais desejada, passou a ser a de imóveis mais afastados dos grandes centros urbanos, normalmente localizados em condomínios para garantir maior segurança.

O motivo principal por esse aumento na procura por imóveis neste perfil, é a flexibilização do trabalho, que passou a ser no modelo home office na maioria das empresas. Trabalhando em casa, as pessoas agora têm muito mais liberdade para escolher onde desejam morar, optando assim por imóveis mais espaçosos, localizados em regiões mais tranquilas e que oferecem mais qualidade de vida a seus moradores.

Outro motivo que pode ser destacado pela alta nessa procura é a queda na taxa Selic. Com o menor patamar histórico – 2% ao ano -, os juros das linhas de crédito imobiliário foram reduzidos e o financiamento ficou até 30% mais barato. 

Com isso, houve um aumento da oferta no mercado, o que criou um terreno favorável à concessão de crédito e a reabilitação da compra de imóveis como uma ótima opção de mudança de vida ou até mesmo investimento.

Mas, afinal, considerando todos esses pontos, quais são as tendências do mercado imobiliário para os próximos anos? Confira a seguir:

Imóveis maiores e espaços mais integrados

Se, há algum tempo, a tendência no mercado era o lançamento de empreendimentos com unidades cada vez menores e compactas, no cenário da pandemia isso mudou. 

Com o trabalho home office e a decisão de muitas empresas de manter esse modelo mesmo após a pandemia, muitas pessoas estão em busca de imóveis maiores, com ambientes mais espaçosos e flexíveis, onde possam exercer diferentes atividades de acordo com suas rotinas. 

Outro ponto é que, por passarem mais tempo em casa, as pessoas agora precisam de ambientes que tragam a sensação de conforto e possibilitem momentos de lazer, seja com espaços para plantar uma horta, por exemplo, como lugares onde as crianças possam brincar livremente. 

Espaços exclusivos para home office

Com esse “novo normal”, nossas residências se tornaram lugares de mais permanência, uma tendência irreversível que provoca a necessidade de espaços maiores e mais privativos para que o trabalho remoto seja realizado sem interrupções. Assim, a inclusão de ambientes para home office será cada vez mais necessária. 

Espaços de lazer

Outra mudança é em relação às áreas comuns ou espaços ao ar livre. Ao passar mais tempo em casa, estes espaços são cada vez mais valorizados, pois se tornaram os locais mais seguros e de mais fácil acesso para momentos de relaxamento, lazer e diversão. 

Se antes da pandemia atributos como vaga de garagem, proximidade do transporte público, distância do trabalho pesavam mais na hora da escolha do imóvel, agora, pensar a casa a partir das atividades de cada morador, mais do que nunca, será um ponto a ser reavaliado no momento de escolher um imóvel. 

Imóveis mais afastados dos grandes centros

Espaços ao ar livre e mais distantes dos centros urbanos também serão uma necessidade, principalmente em famílias com crianças e pets. Depois que começou a pandemia, as pessoas passaram a repensar não só esse momento, mas também o futuro. 

Assim, a ideia de muitos é de recomeçar a vida em locais mais tranquilos e que ao mesmo tempo oferecem mais contato com a natureza, menos poluição e menos barulho. 

Imóveis mais valorizados

Com a queda na taxa Selic e as facilidades de financiamento, o que veremos é um aumento na demanda e a valorização dos imóveis. Principalmente os mais amplos e localizados em regiões que oferecem maior qualidade de vida. 

Assim, alternativas como condomínios fechados devem se tornar cada vez mais valorizadas, tornando-se até mesmo mais caras ao longo do tempo.

Vantagens de morar em condomínio fechado

Antes de comprar um imóvel maior, você precisa levar em conta as vantagens de morar em condomínio. A opção é ideal para quem busca segurança, tranquilidade e qualidade de vida para a família, além de muitos outros benefícios. Sendo assim, conheça a seguir algumas vantagens de morar em um condomínio fechado.

1 –  Privacidade 

O primeiro item é, sem dúvida, a privacidade. Um sobrado ou casa em condomínio fechado normalmente está localizado em áreas mais reservadas, com total controle de entrada e saída de pessoas, evitando assim a presença de desconhecidos. 

Além disso, os terrenos costumam ser mais afastados uns dos outros, o que garante muito mais liberdade para você e sua família aproveitarem o espaço disponível.  

2 – Segurança

Privacidade e segurança estão diretamente ligadas. Além do controle de entrada e saída, condomínios fechados em Nova Lima possuem, por exemplo, sistemas de segurança 24h, guarita de acesso e câmeras de vigilância que garantem a tranquilidade dos moradores. 

Outro ponto positivo é que todos esses itens já estão inclusos na taxa condominial, ou seja, não há necessidade de contratar serviços extras de segurança.

3 – Tranquilidade

Um condomínio fechado oferece tudo o que você e sua família precisam para viver com bem-estar. As áreas de lazer, por exemplo, contemplam tanto pais quanto filhos de todas as idades. Alguns condomínios contam com imensas áreas verdes, quadras poliesportivas, playground, churrasqueira, salão de festas e piscina. São espaços seletos, frequentados apenas pelos moradores. E o melhor: não há necessidade de sair de casa para aproveitar isso tudo. 

Além disso, as crianças podem brincar sem riscos dentro das ruas do condomínio, o que é muito mais seguro. 

4 – Localização

Outra vantagem é que, normalmente, condomínios fechados em Nova Lima estão localizados em regiões menos centrais, porém com fácil acesso à infraestrutura da cidade, como escolas, centros comerciais e instituições financeiras. Isso garante mobilidade e, ao mesmo tempo, muito silêncio e calmaria para quem busca uma vida menos agitada. 

Você pode, por exemplo, levantar de manhã e fazer uma caminhada ou corrida dentro do próprio condomínio. Já seus filhos podem aproveitar o espaço de lazer para se divertirem e conviverem com outras crianças. E, se precisar ir às compras, basta dirigir alguns minutos de carro até o supermercado mais próximo. 

5 – Comunidade

Morar em um condomínio facilita muito a criação de um círculo de amizades, e significa que você terá sempre com quem contar se precisar de uma ajuda. Ou seja, a criação de laços de amizade com os vizinhos pode ser muito vantajosa. 

Por essa razão, morar em um condomínio fechado em Nova Lima pode ser uma ótima opção para quem está vindo morar na cidade sem conhecer ninguém, e especialmente para famílias com crianças, já que elas se beneficiam muito por fazer amizades com as outras crianças do condomínio. 

Condomínios em Nova Lima

Nova Lima é uma região que está em pleno desenvolvimento. Por conta disso, tem recebido cada vez mais novos moradores e empreendimentos de alto padrão que garantem qualidade de vida a quem escolhe o local para morar. Isso porque, os condomínios em Nova Lima oferecem e unem o ar de interior a todas as facilidades de estar próximo à capital mineira, Belo Horizonte. 

As opções são diversas e atendem a um público exigente. São casas em condomínios, apartamentos de luxo e muitos outros tipos de imóveis que fazem com que as famílias migrem para a região em busca de conforto, infraestrutura e proximidade com a natureza.

Quer saber mais sobre quais são esses empreendimentos? Então veja aqui algumas opções de condomínio de luxo em Nova Lima.

Conte com a BH Brokers Imóveis: sua imobiliária em BH e Nova Lima

Quem está procurando condomínios em Nova Lima MG tem que garantir uma negociação segura e com uma empresa com experiência no mercado imobiliário. Para isso, conte com a BH Brokers, uma das melhores e mais tradicionais imobiliárias em BH. Dê o primeiro passo para morar bem. Converse com nossos corretores e marque uma visita no seu empreendimento favorito!

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!