carteira-de-locacao-a-venda
Guilherme Nogueira

A carteira de locação de uma imobiliária é considerada um grande ativo da empresa. Por isso, na hora de negociá-la, é importante conhecer alguns aspectos para que a transação seja vantajosa. Quer saber mais sobre carteira de locação à venda? Continue com a leitura.

O que você verá neste artigo:

  • Carteira de locação à venda
  • Dicas para avaliar as oportunidades
  • Mercado imobiliário em Belo Horizonte 

A carteira de locação é o catálogo de imóveis captados e destinados a aluguel, organizado pela imobiliária. O gerenciamento eficiente dessa carteira ajuda a garantir o sucesso dos negócios imobiliários – uma vez que torna o processo de oferta ao cliente mais ágil.

Além dos imóveis vagos, que aguardam locação, fazem parte da carteira os imóveis que já estão locados e que a imobiliária administra. Entre as recomendações para manter a carteira ativa e eficaz estão separar os imóveis por categorias – tamanho, localização e preço, por exemplo -, atualizar os dados periodicamente e investir em recursos humanos e tecnologia para a gestão – como softwares específicos. 

Com tudo isso em dia, a imobiliária mantém uma administração mais eficiente da carteira de locação.

Carteira de locação à venda: imóveis para aluguel em BH

A compra e venda da carteira de locação pode ser uma boa oportunidade de lucro para quem vende e de aceleração e crescimento do negócio para quem faz a aquisição.

Mas a negociação precisa ser feita com cautela e profissionalismo, a fim de garantir que ambas as partes saiam satisfeitas. Confira a seguir algumas recomendações para avaliar as melhores oportunidades quando se trata de vender a carteira de locação de uma imobiliária.

Dicas para avaliar as oportunidades

A venda da carteira de locação é uma possibilidade para empresas que desejam suspender a gestão de aluguéis e focar somente na intermediação da venda de imóveis, profissionais que irão se aposentar e que não pretendem dar continuidade ao negócio ou que querem mudar de carreira.

Entre as dicas para fechar um bom negócio e avaliar as oportunidades na hora de vender a sua carteira de locação estão:

Agir com transparência

Observar se o modelo de contrato da sua carteira prevê o substabelecimento de administração e apresentar a nova imobiliária responsável pela administração do patrimônio dos seus clientes.

Com essa possibilidade expressa na documentação, o proprietário dá poder de venda do contrato à imobiliária. Caso contrário, o comprador da carteira deverá obter uma nova autorização com cada locador.

Avaliar a carteira de locação

Entre os pontos que valorizam uma carteira de locação está a organização, que inclui informações a respeito dos inquilinos, proprietários, contratos e recebimento dos aluguéis, de preferência em um software próprio para a área.

Além disso, deverão ser avaliadas pelo comprador características dos imóveis da carteira: ticket médio, localização, descrição completa e fotos, valor do aluguel, encargos, taxas de intermediação e administração.

Para os imóveis já alugados da carteira, deverão ser avaliados também quesitos como taxa de inadimplência, formas de pagamento, laudos de vistorias (de entrada), contratos, garantias locatícias, recibos e repasses de aluguel. É importante ainda observar se há processos judiciais em andamento. Todos esses pontos devem ser informados ao comprador.

Definir o valor de venda

A definição do valor de venda da carteira de locação dependerá dos fatores listados acima, que resultam na forma de organização e na qualidade que o ativo apresenta. Em seguida, é feito um estudo com base em múltiplos em cima do valor recebido da taxa de administração da imobiliária.

Com esses dados em mãos, é definida a forma de pagamento. Em geral, a aquisição é parcelada e considera imóveis que irão rescindir o contrato e imóveis que entrarão na carteira durante o processo. 

Ao seguir os pontos listados acima, as chances de realizar um processo de compra e venda da carteira de locação com segurança e tranquilidade é muito maior.

carteira-de-locacao-a-venda

Mercado imobiliário em Belo Horizonte 

 

A compra de carteira de locação é uma das negociações possíveis no mercado imobiliário. Assim como as demais áreas do setor, a gestão de imóveis dessa carteira requer conhecimento e investimento constante, incluindo planejamento e comprometimento.

Se você possui uma carteira de locação e tem interesse em vendê-la, fale com a BH Brokers. Somos uma imobiliária especializada em imóveis de luxo e alto padrão em BH e Nova Lima. Nossos especialistas estão à disposição para avaliar sua carteira e discutir propostas.

Funciona assim: avaliamos o valor da carteira imobiliária e fazemos uma proposta de pagamento dos contratos ativos, gerando receita de administração. Também atuamos com a modalidade de terceirização do setor administrativo: disponibilizamos o nosso setor administrativo para imobiliárias que têm interesse em reduzir ou até mesmo extinguir o setor administrativo, passando a carteira de locação para administrarmos, por meio de uma taxa mensal por contrato.

Belo Horizonte está na lista das melhores cidades para investir no mercado imobiliário e que apresenta cada vez mais vantagens para quem busca um bom lugar para morar. Assim, o mercado imobiliário segue em constante crescimento e nós, da BH Brokers, estamos prontos para acompanhar esse desenvolvimento, atuando com a gestão de aluguéis, intermediação de compra e venda, avaliação imobiliária, entre outras.

Administramos imóveis para locação e à venda, em Nova Lima e em Belo Horizonte, com um time de profissionais especializados gerenciando as demandas relativas a cada imóvel da nossa carteira e proporcionando uma relação saudável entre proprietários e inquilinos.

Ficou interessado(a) nas possibilidades de venda ou administração para sua carteira de locação? Fale com a gente!

carteira-de-locacao-a-venda

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.