Confira 7 fatores que influenciam no preço do imóvel
BH Brokers

Na hora de comprar ou vender um imóvel, é importante saber que há várias características decisivas para a definição do valor da propriedade. Entender essas questões pode ajudar na negociação. Por isso, preparamos este post com 7 fatores que influenciam no preço do imóvel. Continue com a leitura para saber mais!

O investimento em imóveis é um dos mais seguros do mercado. Mas há informações relevantes, tanto para quem compra como para quem vende, que devem ser avaliadas para que as melhores decisões sejam tomadas. Conheça a seguir 7 fatores que influenciam no preço do imóvel.   

7 fatores que influenciam no preço do imóvel  

1- Localização

A localização é um dos fatores mais importantes em relação ao valor do imóvel. Bairros nobres, com melhor infraestrutura e que oferecem qualidade de vida, segurança e fácil acesso a comércio e serviços são regiões que possuem o metro quadrado mais valorizado. Assim, imóveis situados nessas localidades costumam ter um preço de venda maior. 

Outra localização que tem chamado a atenção são as áreas mais afastadas das regiões centrais, em que são construídos empreendimentos com muita área verde e opções de lazer à disposição, como os condomínios fechados horizontais. 

Imóveis próximos a estações de ônibus ou metrô, a centros comerciais e a avenidas importantes também costumam ser bem valorizados.

2- Metragem e número de cômodos

O tamanho do imóvel é outra característica que influencia o preço de venda. Imóveis com metragem maior e ambientes amplos normalmente são mais valorizados. 

O número de cômodos, como mais quartos, banheiros, área de serviço e vagas de garagem, também reflete em um preço maior. Atualmente, a área externa e varandas são quesitos bastante procurados.

Outro diferencial em um imóvel são as plantas mais flexíveis, uma vez que várias pessoas pensam em mudar e fazer algum tipo de adaptação no imóvel.

3- Estado de conservação

O estado de conservação do bem é outro ponto fundamental no momento de definição do preço da propriedade que será colocada à venda. Nesse sentido, a idade do imóvel também influi – quanto mais novo, mais chances de obter maior valorização.

Já os imóveis mais antigos merecem mais atenção em relação à parte estrutural, incluindo as redes hidráulica e elétrica, paredes, telhado etc. Problemas como rachaduras, vazamentos, pinturas descascadas e metais da cozinha e do banheiro mal conservados desvalorizam o imóvel e podem representar um desconto na transação, uma vez que o novo proprietário terá custos futuros com a reforma. 

4- Padrão do imóvel

O padrão do imóvel é um importante fator de valorização. Um imóvel de alto padrão, por exemplo, representa qualidade construtiva elevada e acabamentos nobres. Projeto arquitetônico, design e inovação no que diz respeito a automação e sustentabilidade estão entre os diferenciais desse tipo de imóvel – o que, somado aos demais fatores, justifica o preço superior.

Da mesma maneira, se o imóvel for de padrão mais popular, o preço calculado acompanha os custos do projeto e dos materiais aplicados na construção.

5- Vista e incidência de sol 

Esses são dois fatores que fazem a diferença em um imóvel e, por isso, acabam sendo considerados no momento de precificação. Uma bela vista significa bem-estar para os moradores. Justamente por isso, imóveis que possibilitam a contemplação de belas paisagens têm um valor maior.

Assim como a incidência de sol, que também contribui para a qualidade de vida e garante ambientes mais saudáveis, ajudando no combate ao surgimento de mofo e bolor, causados pelo excesso de umidade.

6- Área de lazer 

Esses também são diferenciais que podem valorizar um imóvel. Nos dias de hoje, uma área de lazer no condomínio ou na própria propriedade contribui para a comodidade de toda a família. 

A facilidade de não precisar se deslocar do imóvel para levar as crianças ao parque, para ir à academia ou para praticar esportes ao ar livre tem tido um peso importante no momento da decisão de compra.

Casas e sobrados em condomínio fechado e apartamentos de alto padrão oferecem cada vez mais opções aos moradores, que vão de salão de festas com espaço gourmet a espaço fitness, piscina, playground, quadras poliesportivas e muito mais. 

7- Mercado imobiliário

Avaliar o mercado imobiliário no momento da compra ou da venda do imóvel também é fundamental. Em geral, o cálculo do preço do imóvel é baseado no valor do metro quadrado praticado na região. É importante considerar bens que tenham similaridade com o imóvel em questão, ou seja, mesmo padrão, localização etc.

Com base nos demais fatores listados, chega-se ao preço definitivo. Assim, se você estava se perguntando como calcular valor do imóvel para venda, agora já tem informações para analisar o que deve ser levado em consideração.

Comprar ou vender imóvel em BH

Se você pretende comprar ou vender imóvel em Belo Horizonte, Nova Lima e região, conte com a BH Brokers. Somos uma imobiliária especializada em alto padrão e oferecemos consultoria imobiliária com acompanhamento durante todo o processo de compra e venda.

Cuidamos de todos os detalhes referentes à documentação do imóvel, do comprador e do vendedor, bem como realizamos análise criteriosa para avaliação e precificação correta do imóvel, garantindo assim a melhor negociação.

Fale com um especialista da BH Brokers: clique aqui.

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!