BH Brokers

Ações de sustentabilidade ambiental estão sendo cada vez mais valorizadas e estimuladas dentro de cidades. Em Belo Horizonte, a grande novidade nessa área é que a prefeitura vai conceder crédito a proprietários de imóveis sustentáveis

A ideia é estimular cada vez mais ações sustentáveis, relacionadas ao uso de água, energia, mobilidade, permeabilidade e destino de resíduos. Os proprietários de imóveis que adaptarem suas propriedades a mecanismos que reduzam o consumo de recursos naturais, serão beneficiados pela lei Crédito Verde.

A seguir, você vai entender o que é a lei Crédito Verde e conhecer ideias de casas e edifícios sustentáveis.

  • Como funciona a lei Crédito Verde para moradias sustentáveis?
  • Como aderir ao programa Crédito Verde?
  • Veja ideias de casas sustentáveis
  • Exemplos para edifícios sustentáveis
  • Belo Horizonte é uma das melhores cidades para investir em imóveis
  • Conte com a gente para encontrar imóveis sustentáveis em BH

Leia também: Por que investir no mercado imobiliário? 

Como funciona a lei Crédito Verde para moradias sustentáveis?

Pela Lei Crédito Verde, os proprietários de imóveis sustentáveis podem ter a extinção total ou parcial de débitos tributários e não tributários inscritos na dívida ativa do município. A Lei só não se aplica para dívidas previdenciárias.

Os créditos concedidos vão variar de acordo com as medidas adotadas por cada proprietário de imóvel e aos custos de implantação, que deverão ser comprovados por notas fiscais.

As medidas sustentáveis devem ser mantidas por, no mínimo, cinco anos. Caso contrário, o proprietário do imóvel pode ter os benefícios cancelados e ter que devolver o dobro do valor de crédito utilizado. 

Como aderir ao programa Crédito Verde?

Os proprietários de imóveis precisam estar em dia com os tributos municipais e sem pendências relativas ao licenciamento ou à fiscalização ambiental da prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, devem participar do Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental – Selo BH Sustentável.

O Certificado Crédito Verde será concedido de acordo com o grau de sustentabilidade do imóvel, por meio dos selos Diamante, Ouro, Prata ou Bronze. Os créditos podem ser de 5%, 10%, 15% e 20% e será definido com base no valor do investimento feito para tornar o imóvel sustentável (mediante comprovação por nota fiscal, como mencionamos anteriormente). 

Veja ideias de casas sustentáveis

As práticas ecológicas não se resumem a separação correta do lixo, compostagem e apagar as luzes do imóvel sempre que você sair de um cômodo. Para construir uma casa sustentável, por exemplo, siga essas dicas:

  • Utilize tijolo ecológico na construção da casa;
  • Implante aquecedores solares para captar energia renovável;
  • Use revestimento ecológico de argila e fibras;
  • Escolha madeira de demolição ou reaproveitada para decorar ambientes;
  • Utilize bambu na construção de ambientes externos;
  • Faça um telhado com vegetação em cima;
  • Implante cisternas para reaproveitar a água da chuva;
  • Use lâmpadas de LED para iluminar os ambientes;

Exemplos para edifícios sustentáveis

Além das dicas indicadas acima, que também podem ser praticadas para construção de edifícios sustentáveis, outros diferenciais que recomendamos, são:

  • Fachada com plantas;
  • Calçadas ajardinadas dentro e fora do edifício;
  • Área verde dentro do condomínio;
  • Solos mais permeáveis para água;

Confira no Estado de Minas, bons e maus exemplos de construções sustentáveis.

Belo Horizonte é uma das melhores cidades para investir em imóveis

Assim como o Crédito Verde, essa é outra novidade sobre a nossa cidade. Uma pesquisa da Urban Systems feita para a revista Exame, elegeu Belo Horizonte como a 2ª melhor cidade para investir em imóveis no Brasil.  

A metodologia foi feita com base no Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que tem como objetivo hierarquizar as melhores áreas potenciais para investimentos. O recorte do mercado imobiliário foi planejado com o objetivo de eleger as melhores cidades para investir no setor da construção.

Conte com a gente para encontrar imóveis sustentáveis em BH

Se você está procurando imóveis sustentáveis para morar em Belo Horizonte, temos algumas opções entre casas e apartamentos para te apresentar. Conte com a gente para encontrar o imóvel ideal pra você e fechar uma compra ou locação segura. 

Leia também: 4 melhores bairros para morar em BH

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!