Guilherme Nogueira

Investir em um apartamento significa ter mais de uma opção para escolher. Isso porque há vários tipos de apartamento disponíveis no mercado. Cada um deles tem características específicas e atende a um perfil de consumidor. Dos compactos aos amplos e espaçosos, é possível encontrar um tipo de apartamento ideal para você. Confira mais detalhes neste post.

O que você lerá neste artigo:

 

Quais são os tipos de apartamento existentes?

Os tipos de apartamentos existentes possibilitam uma variedade de tamanhos, plantas, design, padrão e, claro, preço. Dos compactos – ideais para quem pretende morar sozinho ou decidiu investir em imóveis – aos amplos e espaçosos – que garantem o conforto e o bem-estar de uma casa -, há um tipo de apartamento ideal para você.

Conheça a seguir as características de cada apartamento encontrado hoje no mercado imobiliário.

Apartamento padrão: o que é apartamento tipo?

O apartamento tipo é aquele apartamento padrão, ou seja, é o modelo mais comum do imóvel. Conta com uma planta tradicional, que inclui normalmente de 2 a 3 quartos, além de sala, cozinha e banheiro.

apto padrao

 

É indicado para perfis variados de consumidores e pode ser encontrado em empreendimentos populares, assim como no alto padrão. Também pode trazer características diferenciadas como suítes, ambientes integrados e varandas gourmet.

O que é loft?

O loft é um apartamento que representa estilo e praticidade para o morador. Ele não apresenta divisão dos cômodos, apenas a separação para o banheiro. Essa composição resulta na amplitude do espaço, que também inclui, normalmente, outras tendências do imobiliário: ambientes integrados, pé direito alto e iluminação natural.

Esse é um tipo de imóvel ideal para quem pretende morar sozinho ou para casais. Também é uma boa opção para quem deseja investir no mercado imobiliário.

O que é studio?

Com um conceito parecido com o loft, o studio é um apartamento que também não possui divisão entre os cômodos – apenas a separação do banheiro -, mas trata-se de um imóvel menor. O tamanho da planta é uma característica única, uma vez que os studios são pequenos, semelhantes às antigas kitnets.

É um tipo de moradia recomendado para estudantes ou solteiros, tendo em vista o espaço reduzido. Também é uma ótima opção para o investidor que busca um imóvel.

O que é apartamento com área privativa?

Bem diferente dos dois modelos anteriores, o apartamento com área privativa, também chamado de Garden ou Giardino, chama a atenção de quem procura um imóvel espaçoso e com área externa particular. Localizado no térreo dos edifícios, permite a instalação de jardim, espaço gourmet, churrasqueira e, em alguns casos, piscina. 

Tendência nos empreendimentos de alto padrão, garante o conforto e a privacidade de uma casa, com a segurança de um edifício e a praticidade de um condomínio. Com plantas diferenciadas, é indicado para quem valoriza o bem-estar e a qualidade de vida.

O que é apartamento cobertura?

A cobertura é o tipo de apartamento mais desejado, afinal, apresenta inúmeras vantagens.

Entre os diferenciais estão a metragem maior em relação às demais unidades do prédio; a planta flexível, permitindo a personalização do imóvel; área externa privativa, que garante ao morador um espaço de lazer particular com piscina, jacuzzi, espaço gourmet, entre outras possibilidades. Sem falar na vista incrível que uma cobertura pode proporcionar.

Por apresentar características únicas, é um tipo de imóvel com grande potencial de valorização no mercado imobiliário.

Tipos de cobertura

Além da cobertura tradicional, esse tipo de apartamento pode ser encontrado nos layouts duplex, com dois andares, e triplex, com três pavimentos. Confira mais diferenciais.

Duplex e Triplex

A cobertura duplex conta com todos os benefícios de uma cobertura, porém, se destaca na originalidade do design e na divisão dos espaços. Normalmente, ficam no andar de baixo os ambientes de uso comum, como living, espaço gourmet, cozinha e lavabo. Em alguns casos, permite cômodos com pé direito alto ou duplo. Já os ambientes mais privativos – quartos, suítes, sala de tv – costumam estar no andar superior.

Já o triplex conta com uma divisão ainda mais aprimorada, com destaques como vista panorâmica da cidade, maior privacidade para cômodos como suítes, closets e até mesmo escritórios. 

Townhouse

O townhouse – imóvel comum em países europeus como Reino Unido e Irlanda – é um tipo de apartamento que começa a se destacar no mercado imobiliário brasileiro. Em unidades geminadas e arquitetura bem característica, são prédios de 3 a 4 andares com poucos apartamentos no total.

Empreendimentos desse estilo de moradia têm surgido no estilo de condomínio, incluindo lazer completo.

Como escolher o apartamento ideal?

Agora que você já conhece melhor os tipos de apartamento, já pode escolher com mais propriedade, certo? Na hora de tomar a decisão, considere também aspectos referentes à localização, potencial de valorização, valor do investimento e formas de pagamento.

A BH Brokers, imobiliária especializada em imóveis de alto padrão e de luxo em Nova Lima e em Belo Horizonte, pode ajudar você nessa escolha. Nossa equipe de consultores irá selecionar os melhores apartamentos para que você encontre o imóvel perfeito para o seu momento.

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.