BH Brokers

Definir sua próxima casa pode ser uma tarefa difícil com tantas opções no mercado imobiliário. Dentre todas as opções disponíveis, vamos te ajudar a definir sua preferência em duas: condomínio fechado ou cobertura?

São dois imóveis com muitas semelhanças entre si, mas também com muitas particularidades e vantagens únicas, o que torna difícil a escolha sem antes uma boa análise.

Confira este conteúdo até o fim e reúna todas as informações que você precisa para definir sua preferência no próximo imóvel.

Leia também: Saiba como é morar no condomínio Alphaville

Conheça mais sobre condomínio fechado e cobertura

Antes de mais nada, é importante conhecer as particularidades destes dois tipos de imóveis e, claro, o que os definem como boas opções de moradia.

As duas são tidas como as mais exclusivas, privadas e seguras opções de moradia atualmente. Com sua particularidades, ambas são muito desejadas e buscadas, inclusive pelos clientes da BH Brokers. Vejamos algumas informações sobre condomínio fechado e cobertura.

A diferença entre condomínio fechado e residencial

Uma das principais características quando buscamos por casas em condomínios é sua diferença com os residenciais. A principal diferença entre os dois empreendimentos é no que diz respeito à segurança.

Diferentemente dos residenciais, os condomínios fechados têm seu perímetro fechado, portarias e segurança com monitoramento. Já os residenciais, em sua maioria, são loteamentos abertos com planejamento urbano feito por uma construtora, para dar mais estrutura e conforto aos moradores, porém sem cercas ou guaritas.

Cobertura ou giardino?

A cobertura, ou penthouse, é um apartamento de último andar nos empreendimentos verticais. Comumente com uma área privativa maior do que os apartamentos tipo, seja por contar com mais espaço interno, seja por ter um terraço privado, estes apartamentos são diferentes dos giardinos.

Não tão comum, o giardino, ou garden, é um apartamento de primeiro andar que conta, também, com uma área privativa anexa à sua metragem. Diferente da cobertura, este empreendimento é menos buscado por ter a privacidade do seu terraço comprometida, já que é visível dos apartamentos em andar acima.

As vantagens de morar em cobertura

Uma cobertura conta com diversas vantagens aos seus moradores, seja espaço, conforto e praticidade, vejamos algumas das principais vantagens em morar em cobertura:

Área Privativa: uma das principais características das coberturas é sua área privativa. Maior do que os apartamentos tipos, ela dá mais conforto para o dia a dia dos seus moradores.

Localização: com a verticalização das grandes cidades, sendo BH um excelente exemplo, é comum vermos cada vez menos casas nos bairros mais centralizados, dando espaços para prédios residenciais com… cobertura na planta ou pronta à venda.

Iluminação e ventilação: Pela posição e altura do imóvel, a cobertura conta com uma excelente incidência solar e ventilação. Geralmente as plantas de cobertura cobrem toda uma face do prédio, permitindo iluminação natural durante todo o dia e ventilação cruzada no apartamento.

Vista: por último, mas não menos importante, é evidente que quanto mais alto estamos, mais bonita a vista. Em coberturas o morador terá uma vista incrível da cidade, principalmente se contar com empreendimentos que ficam com visão para reservas naturais, parques e monumentos.

As vantagens de morar em condomínio fechado

Ter uma casa em condomínio fechado também traz diversas vantagens aos seus moradores. Antes de iniciarmos é importante ressaltarmos algumas vantagens básicas que são compartilhadas tanto por coberturas quanto por casas em condomínio fechado, como segurança do empreendimento, área de lazer do condomínio, valorização imobiliária, dentre outros.

Mas vejamos algumas vantagens únicas de morar em um condomínio fechado, confira.

Terreno: as casas em condomínio fechado contam com amplos terrenos no entorno da sua construção, que podem ser muito úteis no dia a dia para montar espaços agradáveis, como uma área zen, um espaço para as crianças ou uma área gourmet.

Privacidade: a praticidade e a conveniência de morar em uma casa sempre acabará permeando esta vantagem. Não contar com vizinhos, literalmente, debaixo dos seus pés, dá mais privacidade e conforto para, por exemplo, lidar com barulhos à noite sem gerar incômodo aos vizinhos.

Custo benefício: para aqueles que gostam de morar em casas, sabe-se que os custos de manutenção de um imóvel são muito altos. Com um condomínio fechado parte destes custos de manutenção são de responsabilidade do condomínio, principalmente os espaços de lazer, diminuindo os gastos fixos da sua metragem privativa.

Como escolher entre casa em condomínio fechado ou cobertura

Com todas essas vantagens diferentes listadas, uma coisa importante a se fazer é pensar bem sobre seu estilo de vida. Ambos os imóveis contam com vantagens únicas e receberiam muito bem sua família. Resta saber sua preferência.

Ao final, o que importa mesmo é o que você prefere para sua família. O que faz mais sentido no seu dia a dia, quais oferecem mais vantagens realmente importantes para você? 

Como comprar uma casa em condomínio fechado ou cobertura em BH

A compra de um empreendimento é sempre um passo importante, seja este o primeiro imóvel próprio ou não. O investimento imobiliário para moradia é uma compra de alto valor e, consequentemente, alto risco.

Estar confortável com a escolha do imóvel e com o parceiro para realizar a negociação é essencial para evitar decepções e constrangimentos, seja por uma escolha ruim do imóvel (ou do seu tipo), seja por uma negociação ruim, seja por um contrato mal feito. 

Conte com a experiência da BH Brokers para lhe apresentar os melhores imóveis conforme o tipo que você preferir. Considere as vantagens entre casas em condomínio fechado ou coberturas, na planta ou prontas, e use de toda a experiência da nossa equipe para filtrar os melhores imóveis disponíveis à venda.

Acesse nosso site e confira mais informações.

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!