melhores-bairros-em-bh-para-estudantes
Guilherme Nogueira

Vai fazer faculdade na capital mineira? Então, você precisa conhecer os melhores bairros em BH para universitários. Afinal, nesse período de estudo, é preciso buscar praticidade sem perder qualidade de vida.

Foi pensando nisso que preparamos este post. Aqui, você encontrará uma lista com as melhores opções de bairros na cidade para estudantes. Continue a leitura e fique mais próximo do imóvel perfeito!

Quais as principais universidades de BH?

Belo Horizonte é uma das maiores cidades do país e conta com uma infraestrutura educacional muito vasta. São mais de 55 instituições de ensino superior, o que atrai estudantes de todo o país.

Se você está pensando em prestar vestibular em BH, já percebeu que escolher onde estudar pode não ser uma tarefa fácil. Para facilitar sua decisão, fizemos uma seleção com as principais universidades de BH. Confira:

  •         Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  •         Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET);
  •         Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
  •         Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG);
  •         Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC);
  •         Faculdades Pitágoras;
  •         Universidade Cruzeiro do Sul Educacional.

Quais os melhores bairros em BH para estudantes?

Como é possível ver, BH é o lugar perfeito para quem quer estudar e começar a trilhar um futuro profissional de sucesso. Mas, além disso, estamos falando de uma boa cidade para se viver!

Você encontra diversas opções de apartamentos e casas em bairros que facilitam a vida do universitário, com boa infraestrutura, opções de lazer e famoso e acolhedor clima mineiro. Veja as melhores opções!

Bairros Funcionários e Savassi

Sem dúvidas, os bairros Funcionários e Savassi estão entre os mais procurados pelo público universitário. Os motivos são bem simples: eles estão localizados na região central da cidade, com muitas opções de comércio e fácil acesso aos demais bairros por meio de linhas de ônibus e metrô.

Além disso, a região é um verdadeiro polo de lazer da capital mineira. Com muitos bares e restaurantes e um espírito urbano, é perfeita para o público jovem que deseja morar bem e estudar.

Bairro Vila da Serra

O Vila da Serra também pode ser um bairro universitário, pois oferece conforto e privacidade. Localizado entre BH e Nova Lima, ele é sofisticado, moderno e com muitos imóveis de alto padrão.

Se você escolheu alguma das faculdades dessa região, conseguirá economizar muito tempo no transporte e ainda tem à disposição uma grande variedade de apartamentos. Vale destacar que a maioria deles têm uma excelente infraestrutura, com área de lazer completa e academia — o que pode facilitar seu dia a dia.

Bairros Anchieta e Cruzeiro

Os bairros Anchieta e Cruzeiro são opções interessantes para os universitários que desejam morar na região sul de BH. Além de contar com uma excelente localização, os imóveis da região têm um perfil interessante para estudantes.

Em geral, eles são maiores e isso pode ser muito bom para quem pretende dividir despesas com colegas. Além disso, caso receba visita de familiares com frequência, eles ficarão bem acomodados.

Bairros Buritis e Estoril

Os bairros Buritis e Estoril são ótimas opções para estudantes. Isso porque, têm tudo o que eles precisam para sua comodidade, como supermercados, serviços e opções de lazer. Além de tudo isso, a região é onde fica um dos maiores campus universitários de BH.

Vale destacar que a área residencial não é badalada, o que é bom para quem precisa estudar. Além disso, você encontra imóveis mais novos e modernos e, também, opções mais antigas, com preços variados.

Como fechar um contrato de aluguel universitário?

Todos os anos, entre janeiro e março, Belo Horizonte recebe muitos novos estudantes. Com isso, o mercado imobiliário fica mais aquecido e as boas opções logo são ocupadas. Sendo assim, nossa primeira dica é: comece a procurar o quanto antes seu apartamento.

Acontece que fechar um contrato de aluguel universitário nem sempre é fácil. Muitos proprietários têm receio em aceitar esse perfil de inquilino e a busca pelo imóvel perfeito pode ser desgastante.

Sendo assim, para evitar transtornos e perda de tempo, o ideal é buscar a ajuda de uma boa imobiliária. Eles o ajudarão a eliminar etapas desse processo, indicando as melhores opções na cidade e facilitando a assinatura do contrato.

Garantias locatícias: quais as opções para a locação?

Uma das etapas mais importantes do contrato de aluguel é a escolha da garantia locatícia. Depois de selecionar os bairros em Belo Horizonte e encontrar o apartamento ideal, você precisa pensar a respeito.

Apesar de muitas pessoas sentirem dificuldade com essa etapa, a imobiliária pode simplificar bastante o processo, tanto na escolha da modalidade, como na preparação da documentação. Veja as opções mais interessantes do mercado:

  •         fiador;
  •         seguro fiança;
  •         cartão de crédito (CredPago).

Como se planejar para mudar de cidade?

Com o contrato de aluguel assinado, é hora de começar a se planejar para a mudança. Esse é um período de muita ansiedade, já que marca um início de uma nova fase na vida do jovem estudante, por isso é muito importante fazer tudo com calma e atenção.

A primeira dica é fazer uma lista com os móveis que precisará adquirir — quando não alugar um apartamento mobiliado. Em seguida, começar a preparar as malas, com itens essenciais para o seu dia a dia.

Se você mora atualmente muito longe de BH, talvez não seja muito interessante pagar um frete para mudanças, pois isso pode encarecer o processo. Enfim, faça um checklist e não deixe para se mudar na primeira semana de aulas.

O ideal é vir para a cidade com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Assim, você conhece o bairro, identifica comércios importantes, como padarias e supermercados e já planeja como será o deslocamento até a faculdade.

Por que alugar com uma imobiliária em Belo Horizonte?

Depois de todas as dicas apresentadas, precisamos destacar a importância de alugar o seu apartamento com uma imobiliária em Belo Horizonte. Afinal, isso não apenas traz comodidade, como te deixará mais seguro.

A imobiliária é uma empresa séria, que tem a responsabilidade de ligar proprietários a quem precisa alugar. Por isso, é a maneira mais fácil e adequada de alugar um apartamento, inclusive porque você terá todo o suporte necessário antes, durante e após a assinatura do contrato.

Encontrar os melhores bairros em BH para universitários é uma tarefa muito mais simples com a ajuda da BH Brokers. Temos um portfólio com diversas opções e podemos te auxiliar em todas as etapas. Escolha o seu apartamento ideal agora mesmo!

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.