Uma pessoa fazendo cálculos
Luiz Jeha

Quando se realiza o financiamento de um imóvel, nem sempre o banco esclarece sobre as possibilidades de amortização das parcelas, estratégia importantíssima para quem deseja quitar a dívida mais rápido. Como os bancos lucram com as taxas de juros embutidas nas parcelas, quanto menos você souber sobre como amortizar o financiamento, melhor para eles.

Mas, como sua imobiliária em Nova Lima e Belo Horizonte, nós queremos te ajudar a tomar posse do seu imóvel o mais rápido possível. Afinal, enquanto o seu financiamento está ativo, o seu imóvel é do banco, não seu. 

Por isso, preparamos esse conteúdo para você descobrir como pagar o financiamento imobiliário mais rápido e livrar-se dos juros nas suas parcelas:

 

Leia também: Por que vale a pena comprar apartamento na planta em BH?

 

Como pagar um financiamento imobiliário rápido?

Um financiamento de longo prazo pode preocupar muita gente, afinal, não sabemos o que pode acontecer conosco no futuro. Há casos em que o financiamento dura 20, 30 anos, e a possibilidade de mudanças no cenário familiar pode fazer dessa dívida uma grande bola de neve. Por isso, é comum as pessoas pensarem em se livrar o quanto antes do financiamento.

 

O jeito mais seguro de pagar um financiamento imobiliário mais rápido é conversando com o especialista que intermediou a contratação e entender melhor sobre todas as opções disponíveis, de modo que você não tome nenhuma atitude que seja arriscada.

 

Primeiro entenda se as condições para o seu contrato realmente valem a pena e se as taxas de juro irão compensar a antecipação das parcelas. Há casos em que um refinanciamento não sai nada vantajoso para o cliente.

 

Você pode se interessar por: Como declarar imóvel financiado e quitado no Imposto de Renda?

 

Amortização

Amortizar o financiamento é o segredo para não pagar juros. Enquanto na parcela convencional se paga o valor do imóvel mais a taxa de juros, ao amortizar você está pagando diretamente o valor bruto do imóvel, sem a incidência da taxa de juros.

Portanto, a amortização não significa adiantar o pagamento de parcelas, mas, sim, fazer um pagamento a mais, do valor que você escolher. 

Por exemplo: sobrou R$200,00 reais da sua renda mensal e você quer usá-lo para amortizar o seu financiamento. Entre no aplicativo do banco ou internet banking e procure a opção de amortização do financiamento (ou converse com o seu gerente). Você pode escolher o valor que será amortizado e confirmar o pagamento. Esse valor será abatido diretamente da sua dívida, sem cobrança de juros. 

Use o seu FGTS e 13º salário para amortizar a sua dívida

Há dois recursos que você pode utilizar para amortizar seu financiamento imobiliário com valores mais significativos. Um deles é o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Além de utilizar o valor para dar entrada no imóvel, você também pode resgatar o saldo após 12 meses para amortizar sua dívida com o banco.

O outro recurso é o seu 13º salário. Você pode utilizar o valor, que é um direito trabalhista previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para quem trabalha com carteira assinada, para gerar um boleto de amortização e pagar diretamente o valor bruto do seu imóvel no financiamento, sem taxa de juros. 

O melhor de tudo é que você recebe esses dois recursos periodicamente, ou seja, é possível realizar a amortização do financiamento uma vez por ano, pelo menos.

Como reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário?

É possível reduzir as taxas de juros de um financiamento e aliviar o peso do orçamento pessoal. Você pode negociá-las com o seu gerente ou fazer a portabilidade do financiamento para outro banco que possua taxas de juros menores. Nesse caso, você vai passar pela análise de crédito novamente. 

Independente se você conseguir ou não, a amortização continua sendo uma grande saída para você pagar cada vez menos juros nas parcelas do seu financiamento. Afinal, quanto mais você amortizar a sua dívida, menores serão as suas parcelas futuras. 

Outras alternativas para quitar o financiamento de imóvel mais rápido

Além da amortização, você pode optar por outras alternativas que irão encurtar o processo de quitação da sua dívida.

1. Empréstimo com garantia de imóvel

Nesse caso, o próprio imóvel é dado como garantia a uma instituição financeira: você transfere a propriedade em troca de recursos para pagar a dívida. Essa alternativa pode não ser tão vantajosa, considerando que envolve custos com cartório e avaliação de imóvel.

2. Crédito com garantia de investimento

Apesar de não ser muito praticada no Brasil, essa alternativa é considerada a de menor taxa de juros do mercado. Para fazer uma operação de crédito com garantia de investimentos, você precisa ter em seu nome aplicações financeiras como CDB, LCI, LCA, ações, BDRs, ETFs ou FIIs. Esses investimentos serão avaliados e o crédito será liberado de acordo com o valor aplicado.

3. Repasse da dívida

Ao vender um imóvel financiado, é possível fazer o repasse do financiamento ao novo dono ou quitar o saldo devedor com o valor que for acertado na negociação de venda.

Nossos consultores podem te ajudar!

Agora que você já sabe como pagar um financiamento imobiliário mais rápido, então que tal começar a procurar um imóvel em BH ou Nova Lima? Os consultores da BH Brokers podem te ajudar. São anos de experiência e uma vasta diversidade de imóveis que podem atender às suas necessidades e seus sonhos. Conte com a gente!

Imagem de pessoas realizando negócios com os dizeres "Quero comprar um imóvel em Belo Horizonte ou Nova Lima"

Leia também: 7 motivos para contar com uma imobiliária de alto padrão em Belo Horizonte.

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.