BH Brokers

O seu banco já te contou isso: amortizar o financiamento é o segredo para quitá-lo mais rápido? Imaginamos que não, pois os bancos lucram com as taxas de juros que você paga nas suas parcelas. Portanto, quanto menos você souber sobre como amortizar o financiamento, melhor para eles.

Mas, como sua imobiliária em Nova Lima e Belo Horizonte, nós queremos te ajudar a tomar posse do seu imóvel o mais rápido possível. Afinal, enquanto o seu financiamento está ativo, o seu imóvel é do banco, não seu. 

Por isso, preparamos esse texto, no qual você vai conferir tudo sobre como amortizar o financiamento e pagar cada vez menos juros nas suas parcelas:

Leia também: Prefeitura de BH perdoará dívidas de quem tem imóveis sustentáveis

Amortizar o financiamento é o segredo para não pagar juros

Enquanto na parcela convencional se paga o valor do imóvel mais a taxa de juros, ao amortizar você está pagando diretamente o valor bruto do imóvel, sem a incidência da taxa de juros.

Portanto, a amortização não significa adiantar o pagamento de parcelas, mas, sim, fazer um pagamento a mais, do valor que você escolher. 

Por exemplo: sobrou R$ 200 reais da sua renda mensal e você quer usá-lo para amortizar o seu financiamento. Entre no aplicativo do banco ou internet banking e procure a opção de amortização do financiamento (ou converse com o seu gerente). Você pode escolher o valor que será amortizado e confirmar o pagamento. Esse valor será abatido diretamente da sua dívida, sem cobrança de juros. 

Use o seu FGTS e 13º salário para amortizar a sua dívida

São dois recursos que você pode utilizar para amortizar seu financiamento imobiliário com valores mais significativos. Um deles é o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Além de utilizar o valor para dar entrada no imóvel, você também pode resgatar o saldo após 12 meses para amortizar sua dívida com o banco.

Outro é o seu 13º salário. Você pode utilizar o valor, que é um direito trabalhista previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para quem trabalha com carteira assinada, para gerar um boleto de amortização e pagar diretamente o valor bruto do seu imóvel no financiamento, sem taxa de juros. 

O melhor de tudo é que você recebe esses dois recursos periodicamente, ou seja, é possível realizar a amortização do financiamento uma vez por ano, pelo menos.

Como reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário?

Você pode negociá-las com o seu gerente ou fazer a portabilidade do financiamento para outro banco que possua taxas de juros menores. Nesse caso, você vai passar pela análise de crédito novamente. 

Independente se você conseguir ou não, a amortização continua sendo uma grande saída para você pagar cada vez menos juros nas parcelas do seu financiamento. Afinal, quanto mais você amortizar a sua dívida, menores serão as suas parcelas futuras. 

Nossos consultores podem te ajudar

Agora que você já sabe como amortizar financiamento imobiliário, então que tal começar a procurar um imóvel em BH ou Nova Lima? Os nossos consultores podem te ajudar. São anos de experiência e uma vasta diversidade de imóveis que podem atender às suas necessidades e seus sonhos. Conte com a gente!

Leia também: Entenda como um imóvel influencia a sua saudabilidade e bem-estar

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!