Luiz Jeha

Você está se preparando para comprar um imóvel em Belo Horizonte ou Nova Lima? É importante conhecer as possibilidades de pagamento, a fim de escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil. Confira neste post as principais formas de comprar um imóvel e prepare-se para transformar o seu sonho em realidade.

Acompanhe neste artigo informações sobre:

  • Compra à vista
  • Financiamento imobiliário
  • Consórcio de imóveis
  • Permuta
  • Compra na planta
  • Comprar imóvel em BH

Leia também: Confira 7 fatores que influenciam no preço do imóvel

Formas de comprar um imóvel

Comprar um imóvel demanda um investimento financeiro considerável. Por isso, é importante analisar cada opção disponível para o pagamento, a fim de escolher aquela que trará mais benefícios para você. 

Para isso, é importante avaliar alguns aspectos como orçamento, renda familiar, investimentos, projetos futuros e outras possibilidades de levantar recursos para a aquisição.

Conheça a seguir as principais formas de comprar um imóvel.

Compra à vista

A compra do imóvel à vista garante alto poder de negociação ao interessado na aquisição do bem. Isso porque nem sempre o vendedor terá a chance de se deparar com um comprador que possua o valor do imóvel na íntegra, o que traz vantagens a quem pretende fazer uma proposta, incluindo desconto no valor anunciado.

Outros benefícios desse formato de pagamento são a rapidez e a agilidade. Após a negociação e assinatura do compromisso de compra e venda, basta levantar a documentação exigida para a comprovação da situação regular do imóvel e do vendedor.

Em seguida, já é possível seguir para a formalização da transação imobiliária, que consiste na elaboração da escritura e na atualização da matrícula do imóvel.

É importante estar ciente de que, além do valor do imóvel, o comprador deve considerar o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que gira em torno de 2% sobre o valor da propriedade, bem como das taxas do cartório.

Financiamento imobiliário

Essa é uma das modalidades mais utilizadas no país para a compra de imóveis. É uma opção considerada por compradores que não possuem o valor total para comprar o imóvel à vista.

Oferecidas por vários bancos, as linhas de crédito imobiliário atendem a públicos de perfis variados. Por meio dessa modalidade, é possível adquirir um imóvel novo, usado, na planta ou em construção, com até 35 anos para pagar. O contrato pode cobrir até 90% do valor do imóvel, mas, em geral, o interessado deverá dispor de uma entrada de 20%. 

Inicialmente, o agente financeiro irá avaliar o imóvel e as condições de pagamento possíveis. Há vários tipos de financiamento e é possível utilizar o FGTS como parte do pagamento.

Incidem na prestação a parcela de amortização da dívida, a taxa de juros, seguros e, eventualmente, taxa de administração de contrato. As prestações e o saldo devedor são corrigidos pela TR, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou pela variação da poupança.

Conheça a seguir os tipos de financiamento imobiliário. 

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Os recursos do SFH são provenientes dos depósitos em caderneta de poupança e do FGTS, com taxas de juros de até 12% ao ano. Nesse caso, os recursos podem ser utilizados para compra, reforma ou construção e as parcelas podem comprometer até 30% da renda familiar. As aquisições de imóveis enquadradas no programa Casa Verde e Amarela também integram o SFH. O financiamento pode chegar a cobrir 80% do valor do imóvel, que não deve ser superior a R$ 1,5 milhão na avaliação, e podem ser utilizados os recursos do FGTS do comprador ou compradores para compor a quitação do empréstimo.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Com recursos captados por meio da emissão de títulos de crédito imobiliário, o SFI é destinado à aquisição de imóveis com valores acima de R$ 1,5 milhão. Atende a compradores e investidores do setor imobiliário e permite a negociação das taxas de juros sem limitação. Nessa modalidade, também não há restrições quanto ao comprometimento da renda do comprador. Em geral, os financiamentos cobrem até 90% do valor do imóvel.

Faça aqui uma simulação do seu financiamento.

Consórcio de imóveis

Maneira planejada de aquisição de um imóvel, o consórcio imobiliário consiste na formação, por uma instituição financeira credenciada, de um grupo de pessoas interessado em comprar imóveis.

Com duração de até 15 anos, ao final do prazo cada consorciado receberá uma carta de crédito no valor contratado. No período de andamento do consórcio, o participante deve pagar as mensalidades referentes à sua parte do montante. A cada mês são contempladas cotas por meio de sorteio ou por oferta de lances.

Os encargos que fazem parte da modalidade são referentes a correções monetárias, taxas administrativas, fundo de reserva e seguros.

Permuta

Modalidade cada vez mais comum no mercado imobiliário, a permuta consiste na troca de propriedades, podendo ser casas, sobrados, apartamentos ou terrenos. Nesse tipo de negociação, as partes envolvidas fazem a transferência dos imóveis, que podem ou não ter valor igual.

No caso de valores diferentes, é feito o pagamento de torna – valor a mais que deve ser pago por quem está entrando no negócio com o imóvel de menor valor. A transação é feita mediante uma escritura pública. Uma das principais vantagens dessa modalidade de compra de imóvel é que o negócio não incide no Imposto de Renda nas situações em que os bens permutados forem do mesmo valor.

Compra na planta

Modalidade indicada para quem não tem pressa em se mudar, a compra do imóvel na planta pode ser feita diretamente com a construtora, que via de regra oferece parcelamento do valor.

O comprador paga, geralmente, 30% do valor da obra na primeira etapa (antes e durante a obra) e depois pode parcelar ou financiar o restante (a partir do momento em que o imóvel está pronto para a entrega das chaves).

A construtora apresentará uma proposta inicial de fluxo de pagamento, mas há sempre possibilidade de negociação, conforme os interesses e condições do comprador. O saldo devedor está sujeito à correção, normalmente feita pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).

Comprar imóvel em BH

Agora que você já conhece as formas de comprar um imóvel, basta escolher a modalidade que mais se encaixa na sua realidade. Se você vai comprar um imóvel em Belo Horizonte ou em Nova Lima, conheça os diferenciais da BH Brokers.

Imobiliária especializada em imóveis de alto padrão e de luxo na região de BH, oferecemos consultoria imobiliária para que você encontre o imóvel perfeito e que escolha a melhor forma de pagamento para fechar o negócio ideal.

Na BH Brokers, você conta com profissionais especializados, que irão te orientar durante todas as etapas do processo de compra, garantindo segurança e agilidade. Encontre o imóvel dos seus sonhos! Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas. 

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.