como fazer um jardim de inverno
Luiz Jeha

Você tem dúvida de como fazer um jardim de inverno? Pois saiba que montar um jardim de inverno em uma casa ou apartamento pode ser uma tarefa fácil. Localizados dentro das residências ou em espaços anexos à construção, esses charmosos locais são destinados à jardinagem, confraternizações e paisagismo em períodos mais frios ou com pouca iluminação. É possível utilizar esse espaço para se reunir com a família, brincar com as crianças ou, simplesmente, exercitar o hobby do cultivo de plantas. 

 

Além de ajudar você a morar com qualidade de vida, para criar seu jardim de inverno você só precisa de espaço, dedicação e criatividade. Quer saber como ter um jardim de inverno para chamar de seu? Continue a leitura do post e confira nossas dicas!

 

O que é jardim de inverno?

 

Jardim de inverno é um tipo de jardim que fica dentro de casa. Sua origem parte dos países mais frios, onde as baixas temperaturas impedem o cultivo de jardins na área externa. Por isso foi preciso adaptar e, então, surgiu a ideia de trazer o verde para dentro. 

Às vezes, eles podem ser um ambiente anexo à casa, como uma varanda ou terraço, em outras, podem ser uma pequena estufa “indoor”. Existem jardins de inverno que ficam nas salas das casas, nas varandas, na cozinha, nos quartos, nos banheiros e até embaixo de escadas. São uma forma diferente de decorar um ambiente.

 

como fazer um jardim de inverno

 

Quais as melhores plantas para jardim de inverno?

 

Nem todas as espécies de flores e folhagens são indicadas para comporem o seu jardim de inverno. O ideal é escolher exemplares que são resistentes e se adaptam a áreas externas e/ou internas. Para facilitar sua vida, procure também por aquelas que não exigem muita manutenção ou regas muito frequentes.

 

Entre as plantas mais indicadas estão a avenca, amarelinha, antúrio, samambaias, lírio-da-paz, orquídeas, pacová e outros exemplares. Já as flores para jardim de inverno mais indicadas são azaleias, gerânios e orquídeas, ou seja, as que se adaptam com uma iluminação não tão direta. Vá a uma floricultura ou loja especializada em paisagismo e pergunte aos profissionais quais são as indicações. Essa é uma das melhores partes da montagem do seu jardim de inverno. Aproveite e divirta-se!

 

Não se esqueça de pensar em como será feita a manutenção das plantas no seu jardim de inverno. Informe-se a respeito das regas, da posição do sol e se há necessidade de enriquecer o solo. Caso as necessidades sejam muito diferentes, você pode colocar etiquetas com o horário de cada intervenção.

 

Veja com a família quem será responsável pelas plantas. Uma ideia é distribuir os dias para cada membro aproveitar um pouco o cultivo de forma divertida e responsável.

 

Jardins de inverno, além de deixarem a casa bonita, trazem a natureza para mais perto de nós e ainda podem valorizar muito na hora da precificação do imóvel. É uma forma saudável e divertida de fazer o bem para quem você ama e para o seu patrimônio.

 

Pedras para jardim de inverno

 

Agora que você já pensou nas plantas que vão rechear o seu jardim de inverno, é hora de ver como será a composição e a disposição de cada vaso no local. Faça uma planta improvisada em um pedaço de papel e distribua de forma harmoniosa ou exemplares que pretende comprar. Mas não é só isso: você ainda pode deixar o seu jardim mais bonito com o uso de pedrinhas especiais para essa finalidade.

 

Faça caminhos com pedras brancas ou, se preferir, opte pelas marrons. O tamanho pode variar, mas o ideal é que você deixe tudo uniforme. Outra dica é usar cascalho para ajudar na retenção da umidade e dar um charme rústico ao local.

 

Como deve ser a iluminação de um jardim de inverno?

 

A iluminação, junto de mesas e cadeiras, pode fazer toda a diferença em como decorar o jardim de inverno. Durante o dia, o jardim de inverno irá proporcionar luz natural ao ambiente, mas durante à noite eles podem ser a grande atração, dando um show à parte, basta saber utilizar a iluminação certa. 

 

As lanternas marroquinas geralmente são as preferidas para a iluminação de um jardim de inverno, pois deixam o ambiente mais aconchegante, mais romântico, mas são ideais para espaços maiores. Outra opção para arrasar na iluminação de um jardim de inverno é optar por spots de alumínio que ficam dispostos no chão.

 

E em meio às plantas, você poderá colocar algumas luminárias que valorizam ainda mais a beleza das plantas do local, garantindo um efeito deslumbrante. Um exemplo é adotar lâmpadas mais fracas para deixar o ambiente mais harmonioso, já que a intenção da iluminação de um jardim de inverno não é iluminar o ambiente todo, e sim torná-lo mais bonito à noite. 

 

Uma boa opção também são os spots embutidos de led, que são econômicos e eficientes. Lembre-se que a iluminação pode ficar atrás das plantas ou simplesmente direcionadas para a parte – o resultado vai ficar surpreendente!

 

Como preparar um jardim de inverno?

 

Antes de começar a procurar por plantas na floricultura mais próxima, é preciso planejar como será feito o seu jardim de inverno. Comece analisando qual o melhor local para criar esse espaço. Algumas casas e apartamentos já têm o espaço destinado para isso. Se esse não é o seu caso, é possível improvisar.

 

Veja se há espaços embaixo da escada, na varanda de casa ou em algum canto não utilizado por sua família. Não precisa ser área externa, mas é essencial que o local receba boa iluminação natural. Para facilitar a incidência do sol, algumas pessoas optam por portas e tetos em vidro ou acrílico. 

 

À procura de imóveis de alto padrão em BH? Fale conosco

Agora que você já sabe que pode ter um jardim de inverno lindo, que tal encontrar o imóvel dos seus sonhos? A BH Brokers conta com apartamentos, casas, coberturas e casas em condomínio fechado em Belo Horizonte que estão só esperando você chegar! Confira nossas opções, faça sua pesquisa e feche seu negócio para viver o melhor que BH pode oferecer para você!

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.