Imagem de um jardim de inverno, com várias plantas em vasos
Luiz Jeha

Localizados dentro das residências ou em espaços anexos, os jardins de inverno são espaços para quem ama jardinagem e paisagismo, sendo excelente opção de ambiente para confraternização nos períodos mais frios ou com pouca iluminação. É possível utilizar esse espaço para se reunir com os amigos e com a família, brincar com as crianças ou simplesmente exercitar o hobby do cultivo de plantas. 

 Se você gosta dessa ideia, mas não sabe como aplicar na sua casa ou apartamento, saiba que um bom jardim de inverno só requer espaço, dedicação e criatividade. Neste post vamos te ensinar como ter um lindo jardim de inverno para chamar de seu. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Neste conteúdo, você verá:

O que é jardim de inverno?

Jardim de inverno é um tipo de jardim que fica dentro de casa. Sua origem parte dos países mais frios, onde as baixas temperaturas impedem o cultivo de jardins na área externa. Por isso foi preciso adaptar e, então, surgiu a ideia de trazer o verde para dentro. 

O jardim de inverno dá um toque natural e sustentável para a casa, além de ser uma solução moderna para deixar a natureza mais próxima, tornando o clima do lar mais fresco, aconchegante e diferenciado.

 

Às vezes, ele pode ser um ambiente anexo à casa, como uma varanda ou terraço, em outras, podem ser uma pequena estufa “indoor”. Existem jardins de inverno que ficam nas salas das casas, nas varandas, na cozinha, nos quartos, nos banheiros e até embaixo de escadas. São uma forma diferente de decorar um ambiente.

 

Vários vasos de plantas em uma estante ao lado de uma poltrona

Como fazer jardim de inverno?

Nem todas as espécies de flores e folhagens são indicadas para comporem o seu jardim de inverno. O ideal é escolher espécies que são resistentes a variados tipos de clima e se adaptam a áreas externas e/ou internas. Apesar de ter “inverno” no nome, a ideia é que seu jardim esteja com você em todas as estações do ano.

Antes de começar a procurar por plantas na floricultura mais próxima, é preciso planejar como será feito o seu jardim de inverno. Comece analisando qual o melhor local para criar esse espaço. Algumas casas e apartamentos já têm o espaço destinado para isso. Se esse não é o seu caso, é possível improvisar.

Veja se há espaços embaixo da escada, na varanda de casa, próximo a sala de estar ou em algum canto não utilizado por sua família. Não precisa ser área externa, mas é essencial que o local receba boa iluminação natural. Para facilitar a incidência do sol, algumas pessoas optam por portas e tetos em vidro ou acrílico. 

Dicas de como fazer um jardim de inverno

1. Plantas para jardim de inverno

Entre as plantas mais indicadas para você usar no seu jardim de inverno estão a avenca, amarelinha, antúrio, samambaias, lírio-da-paz, orquídeas, pacová e outros exemplares. 

Já as flores mais indicadas são azaleias, gerânios e orquídeas, ou seja, as que se adaptam com uma iluminação não tão direta. Vá a uma floricultura ou loja especializada em paisagismo e pergunte aos profissionais quais são as indicações. Essa é uma das melhores partes da montagem do seu jardim de inverno. Aproveite e divirta-se!

Não se esqueça de pensar em como será feita a manutenção das plantas no seu jardim e quem será responsável por isso. Informe-se a respeito das regas, da posição do sol e se há necessidade de enriquecer o solo. Caso as necessidades sejam muito diferentes, uma dica é você colocar etiquetas com o horário de cada intervenção ou deixar cada membro da família responsável por uma ou mais plantas, jeito divertido de cuidar do seu jardim de inverno com responsabilidade.

2. Iluminação para jardim de inverno

A iluminação pode fazer toda a diferença em como decorar o seu espaço com as plantas. Durante o dia, o jardim de inverno irá proporcionar luz natural ao ambiente, mas durante à noite eles podem ser a grande atração, desde que você saiba utilizar a iluminação certa. 

As lanternas marroquinas, geralmente utilizadas em espaços amplos, são as preferidas para a iluminação de um jardim de inverno, pois deixam o ambiente mais aconchegante e mais romântico. Outra opção para arrasar na iluminação de um jardim de inverno é optar por spots de alumínio que ficam dispostos no chão.

E em meio às plantas, você poderá colocar algumas luminárias que valorizam ainda mais a beleza das plantas do local, garantindo um efeito deslumbrante. Um exemplo é adotar lâmpadas mais fracas para deixar o ambiente mais harmonioso, já que a intenção da iluminação de um jardim de inverno não é iluminar o ambiente todo, e sim torná-lo mais bonito à noite. 

 Uma boa opção também são os spots embutidos de led, que são econômicos e eficientes. Lembre-se que a iluminação pode ficar atrás das plantas ou simplesmente direcionadas para a parte – o resultado vai ficar surpreendente!

Plantas em vasos em um ambiente cuja parede é de madeira e as cadeiras são cinzas

3. Jardim de inverno embaixo da escada

Nem se preocupe com espaço. Qualquer cantinho da sua casa pode ser transformado em um belo jardim de inverno, até a área embaixo da escada, que normalmente acaba sendo um espaço sem uso. Para esses casos, aposte numa variedade de vasos altos e mais baixos, pedrinhas e spots de chão. Se o local estiver próximo a uma boa fonte de luz, melhor ainda.

 

IMAGEM INTERNA DO ARTIGO

4. Jardim de inverno com pouco espaço

Para quem tem pouco espaço em casa, principalmente quem mora em apartamentos pequenos, a sugestão é aproveitar as áreas livres sem móveis, como corredores. Você pode aproveitar o encontro de paredes em corredores e fazer uma estrutura suspensa, com plantas e pedrinhas, ou até mesmo no chão. A criatividade é livre e você decide o melhor espaço para o seu caso.

 

5. Fazer um jardim de inverno com pouco dinheiro

Você não precisa gastar muito para fazer o seu jardim de inverno. Em um passeio pelo mercado e feiras livres, por exemplo, você certamente vai encontrar caixotes que possam se transformar em ótimos suportes para as suas plantinhas. Mais uma vez, vale a pena destacar: a criatividade não tem limite.

 

Andando pela rua você também pode encontrar restos de madeira que possam ser aproveitados e dar um lindo destaque ao seu jardim, como janelas velhas, por exemplo, que com uma mãozinha de tinta já ganha outra vida.

 

E na hora de comprar as plantinhas, tente negociar com as espécies mais baratas, ou aquelas que não tem tanta saída. 

 

À procura de um lar para chamar de seu? Fale com a BH Brokers 

Agora que você já sabe que pode ter um jardim de inverno lindo, que tal encontrar o imóvel dos seus sonhos? A BH Brokers conta com apartamentos, casas, coberturas e casas em condomínio fechado em Belo Horizonte que estão só esperando você chegar! Confira nossas opções, faça sua pesquisa e feche seu negócio para viver o melhor que Nova Lima e BH pode oferecer para você!

Imagem panorâmica de Belo Horizonte com os dizeres "Encontre o imóvel dos sonhos"

Leia também: Iluminação zenital: uma tendência arquitetônica que embeleza imóveis.

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.