Guilherme Nogueira

Um dos maiores prazeres de quem se muda para uma casa nova é deixá-lo a sua cara. Nessa hora, é possível investir em vários estilos de decoração de interiores, o que pode gerar dúvidas em muitas pessoas.

O ideal é que o padrão escolhido esteja de acordo com a sua personalidade. Sendo assim, o primeiro passo é entender um pouco sobre as características de cada um deles.

Para facilitar, preparamos um artigo com informações e dicas úteis sobre o assunto. Continue a leitura e veja como decorar sua casa ou apê sem errar!

Neste artigo, você encontrará:

Como escolher o estilo de decoração?

A maior dica é entender o que te faz bem ou não. Faça um exercício interno e pense em tipos de decoração que te agradam e aqueles que não tem nada a ver com você e sua família.

Se por um lado, a escolha do estilo de decoração ideal pode ser vista como um desafio por muitas pessoas, o momento é uma oportunidade para se conhecer melhor. Afinal, o modelo escolhido diz muito sobre sua personalidade.

Além disso, é indispensável conhecer cada um dos estilos. Para definir o que tem a sua cara, é necessário compreender as suas características e diferenciais. E é nisso que vamos te ajudar no tópico a seguir. Confira!

Quais são os estilos de decoração de interiores?

Como dissemos, existem vários estilos de decoração de interiores. Mas, escolher o que mais combina com você não é bem uma tarefa complexa, principalmente quando você costuma observar ambientes e já entende suas preferências.

Nós selecionamos os 11 estilos mais famosos, dos mais clássicos ao mais inovadores, e preparamos um resumo com suas principais características. Acompanhe!

1. Decoração estilo minimalista

O estilo minimalista pode ser definido pela frase “menos é mais”. Isso porque, o conceito se baseia em decorações clean, formas geométricas, tons neutros e claros e móveis com diversas funções.

Os adeptos desse modelo gostam de ambientes amplos e sem muita informação. As cores são usadas de forma estratégica, sempre com a intenção de ser discreta.

2. Decoração estilo clássico

A decoração clássica é inspirada no passado, porém não remete a um período específico. Na verdade, seu diferencial é o apego aos detalhes, com elementos sofisticados e que dão um visual luxuoso.

É comum vermos a mistura de cores, formas e texturas. Além disso, metais dourados e pratas, tons neutros, tapetes felpudos, estofados, lustres e elementos em mármore são marcantes nesse estilo.

3. Decoração estilo industrial 

A decoração estilo industrial está em alta e é inspirado nos antigos apartamentos nova-iorquinos que foram adaptados em locais onde funcionavam fábricas e frigoríficos. Sendo assim, sua maior característica é lembrar galpões industriais.

Nesse caso, temos a predominância de tons neutros e frios, como o cinza e o preto. Além disso, ambientes integrados, concreto aparente e acabamentos metálicos estão entre suas marcas registradas.

4. Decoração estilo vintage

O estilo vintage valoriza o antigo. Por isso, se você gosta de móveis antigos, como penteadeiras e cômodas, pode ter encontrado seu estilo ideal. Naturalmente, eles estão sempre em bom estado de conservação e podem até ser raros e exclusivos.

5. Decoração estilo provençal

A decoração provençal é perfeita para pessoas românticas e que gostam de tons neutros e claros. Os ambientes são delicados, com estampas florais e móveis vintage. De modo geral, podemos dizer que ele une elementos rústicos e clássicos para criar uma combinação encantadora.  

6. Decoração estilo escandinavo

A Decoração escandinava também está conquistando muitos adeptos no Brasil. Ela é conhecida pela funcionalidade e minimalismo nas escolhas, com forte influência nórdica.

Com cores sóbrias e neutras, o ambiente transmite organização e aconchego. Além disso, há a utilização de materiais naturais, como lãs, madeira e pedras.

7. Decoração estilo étnico

A decoração estilo étnico tem suas bases em culturas orientais e africanas. A ideia é justamente buscar referências em outras culturas e construir ambientes com bastante personalidade e aconchego.

 

8. Decoração estilo rústico

O estilo rústico preza por um visual aconchegante, com diversos materiais naturais, como a madeira. Se você quer imaginá-lo, basta se lembrar das casas do interior, com portas e janelas de madeira e com uma simplicidade intencional.

Podemos destacar, ainda, o uso das cores da natureza, como o marrom e verde, além de elementos decorativos artesanais e tijolinhos aparentes.

9. Decoração estilo retrô

O estilo retrô remete ao passado, transmitindo nostalgia aos moradores e visitantes.  Muita gente o confunde com o Vintage, mas a diferença é que aqui há uma releitura de elementos de décadas passadas.

10. Decoração estilo moderno

O estilo moderno é perfeito para quem não abre mão da funcionalidade. Os ambientes são decorados com poucos elementos e priorizam sempre a praticidade do dia a dia.

A ideia é transmitir uma atmosfera de simplicidade e beleza, por isso, não há muitos elementos “da moda”. Por fim, móveis planejados, tons neutros, luz branca e integração de ambientes são elementos que ilustram bem este modelo.

11. Decoração estilo boho

O estilo boho tem relação com um estilo de vida livre, nômade e de personalidade: o boêmio contemporâneo. O conceito trabalha com mix de cores e estampas, com o foco em fugir dos padrões e ser inusitado.

Suas principais inspirações são os estilos hippie, oriental, étnico e punk. Além disso, eles se unem ao estilo romântico e vintage para criar combinações repletas de personalidade.

Como saber qual o meu estilo de decoração?

Agora que você já conhece um pouco sobre cada um desses estilos, deve estar se perguntando: como eu posso descobrir qual é o meu preferido?

Como dissemos, a resposta depende de uma avaliação de sua personalidade e preferências. Nesse caso, é válido se fazer os seguintes questionamentos:

  • Que tipo de construção mais chama sua atenção?
  • Quais suas cores preferidas na decoração?
  • Você gosta de estampas?
  • Gosta de acabamentos brilhantes ou foscos?
  • Prefere geométricos ou florais?
  • Você é uma pessoa sofisticada, rústica ou vintage?

Como fazer um projeto de decoração de interiores?

O cenário ideal seria a contratação de um especialista, que está antenado com as tendências e pode te ajudar a aproveitar melhor os ambientes.

Mas, caso não queira ou não tenha condições nesse momento, é possível apostar em boas práticas que te ajudarão a montar uma decoração personalizada e bonita. Anote as nossas dicas:

  • Defina o orçamento;
  • Escolha um cômodo de cada vez;
  • Pense sempre em constância e harmonia dos ambientes;
  • Pesquise inspirações na internet — o Pinterest é perfeito para isso;
  • Reaproveite móveis e adornos.

Seja qual for o seu estilo, a BH Brokers te ajuda a encontrar o lar ideal!

Este post foi útil para você? Falar sobre os estilos de decoração de interiores é muito importante, mas antes de pensar em personalização é preciso encontrar o lar ideal.

A BH Brokers tem os melhores imóveis de Belo Horizonte e Nova Lima e pode te ajudar com essa tarefa. Seja para comprar ou alugar, aqui você encontra o lugar perfeito para morar!

Guilherme Nogueira

Guilherme Nogueira é diretor de marketing da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Corretor de imóveis desde 2010, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG 34.554.