o-que-e-home-staging
Luiz Jeha

Se você está planejando vender ou alugar seu imóvel em Belo Horizonte ou Nova Lima, existe um termo do mercado imobiliário que precisa se familiarizar: Home Staging.

 

Se você não sabe o que é Home Staging ou sua importância para as transações imobiliárias, a BH Brokers preparou este conteúdo especialmente para você, em parceria com a design de interiores e stager parceira da imobiliária Lilian Chamone, do escritório de design Lilian Chamone Home Stager.

 

Confira abaixo por que o termo precisa fazer parte do seu cotidiano a partir de agora, se você visa negócios mais rentáveis e com fechamento mais rápido em BH e Nova Lima.

 

O que é Home Staging

 

Home Staging é uma técnica de marketing imobiliário que surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, idealizada pela corretora de imóveis Barb Schwarz que testou a metodologia e, posteriormente, comprovou a teoria: imóveis com uma preparação específica voltada para a comercialização alcançam resultados até 80% mais rápido do que os demais imóveis.

 

Essa técnica consiste em “despersonalizar” e preparar o imóvel para que ele seja atraente, convidativo e potencializando seus pontos fortes e sua estética. Com isso é possível, também, aumentar o valor do imóvel na venda ou locação, justamente pelo seu layout e design interno convidativo.

 

No Brasil a tendência ainda não é amplamente divulgada e conhecida, mas já conta com alguns profissionais especializados em potencializar o imóvel para o momento 

da negociação.

 

Nos EUA e em alguns países da Europa percebemos claramente a demanda do especialista em Home Staging. É incomum disponibilizar um imóvel para venda sem antes providenciar  seu devido preparo e aqui, sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e antenado ao mercado externo. Desta forma, em poucos anos, acredito que o profissional de Home Staging será tão necessário quanto um  corretor de imóveis, para o sucesso de uma transação imobiliária. A BH Brokers, como sempre, demonstrando o cuidado que tem com seu cliente, está sendo pioneira neste tipo de parceria.”, cita Lilian Chamone.

 

As vantagens do Home Staging para aluguel

 

Como sabemos, um dos principais pontos de resistência no mercado imobiliário, tanto em venda quanto em locação, é a falta de identificação do comprador com o imóvel, seja por seu aspecto pouco convidativo, seja pela sua personalização específica ao gosto do morador.

 

Com o Home Staging você conquista o interessado em seu primeiro contato: as fotos no site da imobiliária ou no portal de imóveis, encantando-o com um bom trabalho de design, de disposição e de fotografia.

 

Esta técnica, como comentamos, também agrega valor ao imóvel, aumentando seu preço de comercialização e gerando maior rentabilidade ao proprietário, além de otimizar o tempo de anúncio, por sua negociação mais rápida.

 

Isso significa que, em um mercado competitivo como o de locação imobiliária, o proprietário terá uma vantagem significativa no fechamento de contratos, tendo maior receita em um tempo mínimo de anúncio.

 

Como aplicar Home Staging em Belo Horizonte e Nova Lima

 

O mercado imobiliário de BH e Nova Lima, principalmente o de alto padrão, costuma ter um tempo longo de negociação, pela especificidade do produto e, consequentemente, de seus interessados.

 

Com o Home Staging da BH Brokers, em parceria com a renomada design e especialista no assunto, Lilian Chamone, é possível otimizar os pontos fortes do imóvel, prepará-lo visualmente para as fotos, diminuir particularidades pouco interessantes para compradores ou inquilinos e aumenta o valor do imóvel, compensando qualquer investimento com alterações no imóvel durante o processo de Home Staging.

 

É importante citar que o investimento em home staging é sempre menor do que o desconto dado pelo proprietário, quando seu imóvel demora a ser vendido. Um imóvel preparado a partir do home staging será sempre mais visualizado do que os demais, por despertar curiosidade e desejo no cliente e, certamente, isso fará com que a venda aconteça em menos tempo.”, complementa Lilian.

 

Principais mudanças do Home Staging no imóvel

 

Pois bem, falamos muito sobre o que é Home Staging e sua importância para otimizar negociações no mercado imobiliário de Belo Horizonte e Nova Lima, mas como fazê-lo?

 

Vale ressaltar que a técnica pode ser aplicada em imóveis novos e usados, grandes ou pequenos, em casas ou apartamentos. Tudo o que você precisa é atenção aos detalhes e sensibilidade (ou contar com um profissional como a Lilian).

 

Cômodos

Nem todos os cômodos precisam da mesma atenção. No mercado é comum vermos que alguns ambientes costumam atrair mais olhares do que outros, é o caso da cozinha, da sala e do quarto principal. Desprenda maior tempo, orçamento e dedicação a estes cômodos.

 

Nada pessoal

O seu inquilino ou potencial comprador precisa, ao visualizar sua propriedade, se imaginar morando nela. A sensação de ser uma “visita” ao ver imóveis com muitos toques pessoais é instantânea, então uma das principais recomendações é esvaziar o imóvel de itens pessoais, como quadros, porta-retratos, imãs de geladeira entre outros.

 

Sem bagunça

Se você tem tendências acumuladoras, não tem problema, está tudo bem. Mas, na hora de colocar seu imóvel em uma imobiliária e prepará-lo para as fotos e visitas, certifique-se de encontrar outro lugar para manter seus pertences mais dispensáveis. Excesso de itens como caixas, coleções, brinquedos e outros objetos pessoais podem dar ao ambiente a sensação de superlotação e devem deixar o espaço.

 

Um dos pilares do home staging é a organização. Quando entramos num quarto de hotel temos a sensação de que ninguém usou aquele espaço ainda, por isso nos sentimos confortáveis para dormir em uma cama que já acomodou inúmeras pessoas. Assim devemos deixar nossa casa ao apresentá-la a um potencial comprador. O objetivo é fazer com que ele possa se imaginar morando ali. Quando o cliente cria esta conexão com o ambiente, a venda acontece mais facilmente.”, finaliza Lilian.

 

Vale lembrar que a BH Brokers firmou uma parceria excelente com uma profissional especializada no assunto e, claro, estará à disposição dos nossos clientes para uma consultoria sobre Home Staging e entender como ela pode ser aplicada no seu imóvel ao anunciá-lo conosco.

Saiba mais conversando com a BH Brokers pelo site.

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.