Imagem de uma parede com boiserie
Luiz Jeha

Quem não ama uma decoração, não é mesmo?! Até sem entender muito sobre a área, ou tendo dificuldade em aplicar conceitos decorativos, a verdade é que todo mundo gosta e se sente bem em um ambiente quando ele é bem decorado, afinal, passa a sensação de harmonia, conforto, beleza, sofisticação, características muito bem-vindas em qualquer que seja o espaço.

 

Uma das técnicas que vem ganhando bastante atenção no mercado é a boiserie: espécie de revestimento nas paredes que nasceu na França e vem ganhando o mundo com seu ar clássico e contemporâneo. Provavelmente você já deve ter visto a técnica por aí em algum lugar. Mas se ainda não ouviu falar sobre ela, continue a leitura para saber mais e, quem sabe, ter inspiração para aplicar no seu lar ou no escritório.

 

Neste conteúdo, você verá:

 

O que é boiserie?

Boiserie é uma técnica de revestimento em paredes com molduras de madeira, que surgiu na França em meados do século XVII. Com o tempo, a técnica foi sendo adaptada para outros materiais e hoje em dia, além da madeira, é possível encontrar estilos feitos em gesso, cimento, poliuretano, e até os mais artesanais, como o isopor, por exemplo. 

 

Essa aplicação garante um charme especial a um ambiente, podendo “alongar” ou mesmo “achatar” uma determinada parede conforme seja a sua aplicação. Por isso, é importante conhecer a altura do pé direito da casa ou do escritório para ter noção exata de qual formato cairá melhor.

 

Imagens de boiserie para se inspirar

Imagem de uma parede com boiserie Imagem de uma parede com boiserie Imagem de uma parede com boiserieImagem de uma parede com boiserie

 

Como é feita a boiserie?

Antes de fazer e aplicar a boiserie, é importante conversar com um profissional que entenda da técnica e do tipo de material escolhido para aplicá-la no seu projeto. O material deve ser escolhido de acordo com o clima, por exemplo, tendo em vista que um ambiente mais quente ou mais úmido terá implicações na qualidade e durabilidade da técnica. 

 

Não há regra sobre o tipo de ambiente e nem sobre o estilo da decoração: a boiserie pode ser instalada em qualquer cômodo. Só depende do gosto particular de cada pessoa. Para fazer a sua, basta definir o material e ter cuidado, principalmente, com as medidas de onde a moldura será aplicada. O gesso, por exemplo, é um material mais frágil e pode se quebrar mais facilmente se não for cortado ou instalado corretamente.

 

Procure fazer um desenho no local que receberá a boiserie. Ele lhe ajudará a visualizar melhor a aplicação e você pode mudar a ideia, se achar necessário, sem maiores trabalhos. Depois disso, é importante tirar as medidas para que o corte e o tamanho das partes da moldura sejam precisos (lembrando que, dependendo do estilo, serão necessários cortes simétricos para que as partes se encontrem).

 

Para aplicar a boiserie, será necessário uma cola específica de fixação em parede, que vai variar conforme escolha do material. Feitas suas escolhas e aplicadas as parte da moldura, é importante limpá-la com uma esponja para tirar os resíduos e depois aplicar a tinta. Na maioria dos casos, usa-se na boiserie a mesma cor da parede (mas a escolha é pessoal e vai de acordo com o seu gosto).

 

Tipos de aplicação de boiserie

A aplicação mais comum de boiseries é feita nas paredes. Há o estilo mais clássico, que faz referência a arquitetura francesa, com molduras que variam de meio a grande, incluindo ainda possibilidade de apliques nas bordas; e estilo contemporâneo, explorando formas geométricas variadas.

Há também as aplicações de boiseries em portas, que podem ser associadas aos demais acabamentos dela. Porém, a liberdade de escolha e estilo também vai de acordo com o gosto de cada pessoa.

Imagem de uma parede com boiserie

Alguns modelos de boiseries são vistos também em balcões e mesas de apoio, principalmente em escritórios e salas comerciais. Eles costumam ser utilizados para dar mais sofisticação ao ambiente.

Imagem de uma parede com boiserie

O que colocar dentro de uma boiserie

As opções são inúmeras e também vão de acordo com o gosto de cada pessoa. Há quem prefira a boiserie sem nada dentro, dando destaque apenas à elevação da moldura na parede. Mas uma ideia bem legal e que dá um efeito bacana é colocar papel de parede dentro da moldura. Também podem ser utilizados quadros, fotografias, pinturas e objetos diversos.

 

Outra ideia é colocar uma boiserie de meia parede e aplicar outros elementos de decoração na parte superior. 

 

Dicas de como usar a boiserie

É muito importante escolher ou ter uma ideia de toda a decoração que irá compor o ambiente antes de definir a boiserie, para que o espaço não fique com um ar muito sobrecarregado de informações visuais. Tendo isso em mente, você passa a escolher melhor se cabe colocar arabescos, bordas pontudas, arredondadas, detalhadas, ou se cabe apostar nas formas mais retas. 

 

A técnica de boiseries é bastante marcante e expressiva. Por isso, uma dica para não pesar o ambiente é escolher uma única parede para utilizá-la. O mais comum é pintar as molduras na mesma cor da parede, situação que evita erros de combinação ou excesso de informação. A uniformidade das cores e tons também valoriza os relevos da moldura. 

 

O grande segredo das boiseries está na distribuição harmoniosa das molduras. Por isso é importante desenhar na parede para visualizar a ideia, tirar todas as medidas minuciosamente e fazer as aplicações com o tomando exato. As boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa: salas, quartos, cozinha e até banheiro. 

 

No Brasil é comum chamarem as boiseries de rodameios (efeito estilo moldura que divide a parede ao meio), mas não confunda, pois são coisas distintas.

 

Onde comprar boiserie

Para fazer a sua decoração com boiserie, você encontra molduras prontas de madeira ou gesso em lojas de casa e construção. Mas, se estiver dentro do seu orçamento, recomendamos contratar um profissional com experiência nessa técnica para lhe ajudar, afinal trata-se de uma escolha que requer um conhecimento mais detalhado e ele ainda pode ajudar no processo de aplicação.

 

 

Luiz Jeha

Luiz Gustavo de Araujo Jeha é diretor administrativo da BH Brokers desde sua fundação em setembro de 2014. É formado em Administração de Empresas pela UNA. Corretor de imóveis desde 2009, é especializado no mercado de alto padrão. CRECI MG F0019452.