renove sua casa
BH Brokers

Decorar pode ser um desafio ou um prazer: depende de como você encara a tarefa de renovar sua casa. A boa notícia é que existem diversas ideias para decoração de ambientes que você pode adotar para impressionar as visitas e manter um clima de conforto e aconchego no seu lar. O importante é manter sua personalidade nos itens e cores escolhidas e ter cômodos convidativos e que otimizam os seus espaços.

 

Está pensando em mudar um pouco a cara da sua casa e não sabe por onde começar? Então esse post foi feito especialmente para você. Preparamos aqui 5 ideias para decoração de ambientes que vão te ajudar a arrasar. Continue a leitura e escolha como transformar seu lar.

 

5 ideias para decoração de ambientes

Abaixo você vai conferir como é possível decorar com poucos recursos e sem uma mudança radical. 

 

1. Iluminação

A iluminação é um dos primeiros aspectos decorativos que percebemos quando entramos em um ambiente. O hall é o primeiro espaço que você tem contato quando entra na sua casa, e portanto, a iluminação deverá ser pensada para proporcionar conforto. Nesse caso, o mais indicado é a luz indireta podendo ser feita com sancas, que ficam ótimas em espaços maiores, completando com spots direcionados para um quadro ou outro ponto de destaque se utilizando de luz neutra, pois esta consegue proporcionar uma sensação ainda mais confortável. 

 

Outro espaço que precisa ter seu projeto de iluminação de ambiente pensado para o conforto é a sala. A luz indireta neutra também é uma boa pedida nesse caso. Aqui, a iluminação poderá ser feita mesclando spots, sancas ou lustres. Essa mescla é útil para que você deixe o ambiente adequado para diversos tipos de iluminação, como a menor incidência de luz durante um filme ou ter sua sala iluminada ao receber visitas. 

 

Atualmente, são comuns os conceitos de sala de jantar e cozinha integrados, separados por uma bancada ou “passa prato” no caso da chamada “cozinha americana”. A bancada, por exemplo, deverá ser bem iluminada por luzes brancas, que podem ser direcionadas por spots ou por pendentes pequenos. Além do visual ficar bem charmoso, esse tipo de montagem destaca a pedra que compõe a bancada. Na mesa de jantar, lustres poderão ser instalados cerca de 60 cm distante do tampo da mesa e, nestes, deverão estar instaladas luzes neutras ou frias, proporcionando conforto para todos.

 

2. Cores

Para cômodos menores, o ideal é que você opte pelo branco ou por outras cores claras. Mas não se assuste: sua casa não vai ficar com cara de hospital. Cores claras deixam o ambiente arejado e contribuem para que a luz solar invada todos os ambientes da sua casa.

 

Se você não abre mão de um toque mais alegre, use o amarelo, o azul e o verde com pouca intensidade e em uma das paredes. Procure usar as cores nos detalhes, como nos objetos decorativos e outros itens, como mesas de centro e poltronas.

 

Cores escuras demais não são indicadas para espaços reduzidos, já que dão a impressão de espaço fechado e podem gerar certo desconforto. Por isso, se você tem salas e quartos amplos, aposte nos tons escuros. Vai ser sucesso!

 

3. Acessórios decorativos

Para liberar o espaço do chão e aumentar a área de circulação da sua casa, procure decorar as paredes em vez de usar os móveis para guardar seus objetos. 

 

Use e abuse de quadros decorativos e aproveite para instalar pequenos pontos de luz direta, que dão um toque especial ao ambiente.

 

Para ajudar na personalização do ambiente, utilize acessórios que fazem parte da sua vida, como o presente de alguém especial ou lembranças de viagens. Você também pode comprar bibelôs, esculturas e outros acessórios decorativos que vão deixar sua casa linda!

 

4. Plantas

Sim, é possível cultivar plantas e flores também dentro de casa. Dependendo da espécie, elas ocupam pouco espaço, demandam poucos cuidados e ainda dão vida à casas e apartamentos de todas as metragens.

 

Procure conversar com um paisagista que conheça as plantas e flores que se adaptam melhor aos ambientes fechados. Pequenos vasinhos de violetas ou de suculentas podem colorir a casa e são indicados para lugares fechados, desde que tenham boa iluminação e circulação de ar.

 

Para unir a beleza das folhas à funcionalidade, você pode montar uma horta vertical, que fica bonita, ocupa pouco espaço e ainda ajuda na hora do preparo das refeições. Já imaginou ter os temperinhos sempre frescos à sua disposição? Isso é qualidade de vida.

 

5. DIY

Um lar personalizado e sem desfalcar o bolso! Estas são vantagens nada banais para quem decora a casa usando materiais que podem ser reaproveitados. Antes de reformar móveis antigos, verifique seu estado de conservação. Móveis de madeira infestados de cupins, por exemplo, só devem ser reaproveitados se seu estado geral estiver bom. Use tinta, adesivo de parede e até papel de presente para deixar o móvel novinho.Essa dica beneficia todos os cômodos da casa. No quarto, por exemplo, guarda-roupas, cômodas e até a cabeceira da cama ganham cara nova. Se usar tinta, considere a técnica da pátina para um acabamento original.

 

Recicle garrafas de vidro e de plástico, caixas de leite, potes de sorvete, latas de molho e outros objetos transformando-os em arte e em peças funcionais (vasos, porta-lápis, luminárias, etc.). Para decorar, use tintas, adesivos, fitas, tecidos, etc. Dica: evite usar embalagens de produtos de limpeza, que podem ser tóxicos.

 

Seja de madeira ou de plástico, os pallets são uns dos objetos mais reaproveitados na decoração da casa. No quarto, eles viram camas; na sala, se transformam em sofás e em painéis de TV na parede; no quintal, viram base para hortas e jardins verticais, uma dica de diy bastante atual.

 

Leia também: Como escolher a casa perfeita em condomínio fechado

 

BH Brokers: especializada em alto padrão

A compra de um imóvel é sempre um passo importante, seja este o primeiro imóvel próprio ou não. O investimento imobiliário para moradia é uma compra de alto valor e, consequentemente, alto risco.

 

Estar confortável com a escolha do imóvel é essencial para evitar decepções. Por isso, conte com a experiência da BH Brokers para lhe apresentar os melhores imóveis conforme o tipo que você preferir. Considere as vantagens entre casas em condomínio fechado ou coberturas, na planta ou prontas, e use de toda a experiência da nossa equipe para filtrar os melhores imóveis disponíveis à venda.

BH Brokers

Este artigo foi produzido pela BH Brokers. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!