Esclareça suas dúvidas com a BH Brokers Imóveis

Qual a sua dúvida?

Como anunciar de graça imóvel para aluguel em BH?

Proprietário, é possível anunciar seu imóvel de graça para alugar em Belo Horizonte. No site da BH Brokers, basta acessar aqui a página Anunciar Imóvel e preencher o formulário. Em breve, você receberá um contato de nossos consultores e contará com as vantagens de anunciar com a gente. Equipe especializada, avaliação de mercado, fotos e anúncios profissionais do seu imóvel e cadastro em nosso site. Agilidade e segurança para você fechar o melhor negócio.

Imóvel: como alugar com cartão de crédito como fiança?

Alugar um imóvel usando o cartão de crédito como fiança é fácil e rápido. Todo o processo é feito de maneira online e a aprovação da análise cadastral ocorre em até 15 minutos. Basta apresentar CPF e cartão de crédito com limite superior a 4 vezes o valor do aluguel, juntamente com a última fatura do cartão paga. Economia de tempo, sem comprovação de renda e sem burocracia.

A BH Brokers é parceira da CredPago. Saiba mais sobre essa e outras modalidades de fiança AQUI.

Quais as regras para cobrança de condomínio?

A taxa de condomínio é cobrada mensalmente dos moradores e refere-se ao custeio de serviços como limpeza e manutenção de áreas comuns, segurança do empreendimento, além de contas referentes ao consumo de água e gás – quando for assim especificado. Quanto à cobrança, a divisão da taxa pode ser diferente em condomínios. Há aqueles que cobram uma taxa por unidade, considerando o mesmo valor para todas, e há condomínios que optam pela cobrança por fração ideal, em que moradores de imóveis maiores pagam um valor proporcional ao tamanho da unidade. A taxa pode ser cobrada por meio de um valor fixo todos os meses ou por rateio. O valor fixo deve ser calculado e aprovado em assembleia. Já no rateio, o valor varia a cada mês, de acordo com os gastos. 

Quais são as regras para utilizar FGTS na compra de imóvel?

O FGTS pode ser usado para compra ou construção de imóvel, amortização ou quitação do saldo devedor do financiamento ou pagamento das prestações. Os principais requisitos para usar o FGTS na compra de um imóvel são:

  • Ter ao menos 3 anos de carteira assinada sob o regime do FGTS consecutivos ou não;
  • Não estar com outro financiamento no SFH;
  • Não ser proprietário de outro imóvel residencial na cidade em que deseja comprar o imóvel;
  • O imóvel deve estar localizado no mesmo município em que o interessado mora ou trabalha.

Como funciona o financiamento de imóveis em BH?

O crédito imobiliário é a principal forma de compra de um imóvel no Brasil. Para fazer a melhor negociação, o ideal é pesquisar as taxas de juros e entender as condições de financiamento imobiliário em BH disponíveis para você. Os dois tipos de financiamento são: SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). 

No SFH, é possível financiar imóveis com valor máximo de R$ 1,5 milhão e as parcelas não devem comprometer mais do que 30% da renda dos compradores. O prazo para quitar a dívida é de até 35 anos, com taxas de juros de até 12% ao ano.

Já o SFI contempla imóveis acima de R$ 1,5 milhão, sem limite de valor do imóvel e de renda do comprador. Em geral, o crédito concedido corresponde a até 90% do valor do imóvel e o prazo para quitação da dívida com o banco é de 420 meses. 

Faça AQUI a simulação de financiamento do seu imóvel.

Qual o valor de entrada para compra de imóvel?

Normalmente, o valor da entrada para compra do imóvel varia de acordo com a renda familiar do comprador ou compradores. A média é de uma entrada de 20% do valor do imóvel e o restante pode ser financiado. É possível usar o FGTS para dar entrada no seu imóvel, mas é necessário cumprir alguns requisitos. Importante: quanto maior a entrada, melhores serão as condições para o parcelamento do valor restante.

Como usar o imóvel como parte do pagamento de um novo imóvel?

Para usar seu imóvel como parte do pagamento de um novo imóvel, é necessário optar por negociar uma nova propriedade cujo proprietário tenha interesse nesse tipo de transação. A compra com dação ou permuta pode envolver dois imóveis de valor semelhante ou um imóvel de valor menor como parte do pagamento – nesse caso, o comprador deverá pagar o restante do valor conforme o tipo de pagamento acordado entre as partes.

Fale com consultores da BH Brokers para esclarecer outras dúvidas sobre esse tipo de transação.

Como declarar venda e aquisição de imóvel no IR?

O contribuinte do Imposto de Renda (IR) deve declarar as seguintes operações:

Compra de imóvel

Abrir um item na ficha “Bens e Direitos” e informar o código correspondente ao tipo do imóvel. No campo “Situação”, informar o valor desembolsado somente no ano indicado; no campo “Discriminação”, detalhar informações do vendedor do imóvel e informar se a compra foi à vista ou financiada. 

Deve ser informada ainda a data de compra, número de matrícula e cartório, área e número de inscrição municipal (para imóvel urbano). O financiamento de imóveis deve ser informado apenas na ficha “Bens e direitos”. A cada declaração, o comprador informará a soma dos valores pagos no ano anterior, até concluir as prestações. A partir de então, o valor total pago, que inclui os custos do financiamento, deverá ser repetido todos os anos, enquanto o contribuinte for o proprietário.

Venda de imóvel

No caso da venda de imóvel, é necessário atualizar o tópico “Bens e Direitos”. A venda deve ser detalhada no campo “Discriminação”, com os dados do comprador, o valor do negócio e a data da operação. Se houve ganho de capital, será necessário informar. Caso o vendedor tenha lucrado com a transação, será tributado em 15% do lucro.

O Imposto de Renda deve ser recolhido até o último dia útil do mês posterior à venda, por meio de Darf específica. No momento de importar os dados, o próprio sistema preencherá automaticamente as informações referentes ao ganho de capital e indicará se o rendimento é isento ou sujeito à tributação.

Quais os cuidados ao comprar terreno em condomínio fechado?

Ao comprar um terreno em condomínio fechado, observe os aspectos a seguir, que irão interferir no momento da construção e na valorização do seu imóvel:

  • Topografia do terreno;
  • Posição em relação ao sol;
  • Posição na quadra e em relação aos lotes vizinhos;
  • Áreas verdes nas proximidades.

Conte com especialistas no setor imobiliário para realizar a aquisição.

O que é um imóvel de alto padrão? E um imóvel de luxo?

O imóvel de alto padrão e o imóvel de luxo apresentam diferenciais como localização nobre, projeto construtivo de alta qualidade, arquitetura e design,  acabamentos com materiais requintados, tecnologia e automação, plantas inteligentes. Também se destacam nos empreendimentos de alto padrão e de luxo as opções de lazer, a privacidade, o conforto e a segurança dos imóveis.

Veja aqui o que diferencia um apartamento de alto padrão.

Como precificar um imóvel?

A definição do preço de um imóvel, seja para venda, seja para locação, deve ser feita por um especialista no mercado imobiliário. Estão ligados à precificação fatores como localização, metragem e número de cômodos, estado de conservação e padrão do imóvel. Ainda, aspectos como vista e incidência de sol, área de lazer e vagas de garagem. Também deve ser avaliado o valor do metro quadrado praticado na região e dados relacionados ao mercado imobiliário. 

Confira Aqui mais detalhes sobre a precificação de um imóvel ou solicite aqui uma avaliação do seu imóvel.

Quais os cuidados ao comprar um imóvel na planta?

Ao compra um imóvel na planta, entre os principais cuidados recomendados estão:

  • Analisar a documentação da obra e verificar se a mesma está incorporada (com os registros legais);
  • Ler atentamente o memorial descritivo da obra;
  • Avaliar o histórico, a documentação e o portfólio da construtora/incorporadora;
  • Visitar a obra em todos os estágios da construção do imóvel;
  • Contar com uma imobiliária de confiança para acompanhar a transação. 

Quais os cartórios em BH para registro de imóveis?

Em BH, você pode contar com vários cartórios para reconhecimento de firma, autenticar documentos e fazer registro de imóveis. Confira:

1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte

R. Rio de Janeiro, 1611 – Centro – Belo Horizonte

4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte

R. Gonçalves Dias, 2122 – Lourdes – Belo Horizonte

Cartório Dutra 6º Ofício de Registro Imóveis de Belo Horizonte

R. dos Inconfidentes, 914 – Funcionários – Belo Horizonte

Cartório Sales – 2° Ofício de Registro de Imóveis

R. dos Guajajaras, 771 – Centro – Belo Horizonte

O que deve constar no contrato de compra e venda de um imóvel?

Entre as cláusulas essenciais que devem constar no contrato de compra e venda de um imóvel estão:

  • Qualificação das partes envolvidas (dados pessoais do comprador e do vendedor);
  • Valor do imóvel e condições de pagamento;
  • Descrição do imóvel de acordo com as informações da matrícula;
  • Informações referentes à documentação que atesta a idoneidade do vendedor e do imóvel;
  • Responsabilidade de pagamento das taxas e despesas adicionais;
  • Previsão de data para assinatura da escritura pública (no caso de financiamento imobiliário, o contrato emitido pelo banco substitui a escritura);
  • Data da desocupação (para casos em que o imóvel ainda estiver ocupado por um morador);
  • Multas (para casos de descumprimento do contrato).

Quais as taxas na compra de imóvel?

O processo de compra de um imóvel consiste no pagamento de algumas taxas referentes à transação. Entre as principais taxas na compra de imóvel estão: 

  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): tributo municipal cujo valor pode chegar a 3% sobre a base de cálculo da transação;
  • Registro de imóvel;
  • Escritura pública (dispensada em casos de imóveis financiados);
  • Taxa de corretagem para a imobiliária (a cargo do proprietário que está vendendo o imóvel).

Podem ser adicionadas taxas bancárias, custos de vistoria e outras despesas no caso de compra direto com a construtora.

Quais os documentos necessários para venda de imóvel?

Para venda de imóvel, são necessários os documentos a seguir.

Documentos do vendedor

  • Documentos de identificação: RG e CPF;
  • Certidão de casamento ou declaração de união estável – no caso do imóvel ser um bem comum do casal, é necessário apresentar a documentação de ambos;
  • Certidões negativas: de protestos, ações cíveis e criminais, quitação de tributos federais, ações trabalhistas, interdição e tutela.

Documentação do imóvel

  • Matrícula atualizada;
  • Certidão negativa vintenária de ônus reais; 
  • Certidão de situação fiscal junto à Prefeitura;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações;
  • Habite-se (documento recomendado);
  • Declaração de inexistência de débitos junto ao condomínio (se for o caso do imóvel).

Quer vender seu imóvel com segurança e agilidade? Saiba mais AQUI

Quais os documentos necessários para compra de imóvel?

Para compra de imóvel, são necessários os documentos a seguir.

Documentação do vendedor

Documentos de identificação: RG e CPF;

Certidão de casamento ou declaração de união estável – no caso do imóvel ser um bem comum do casal, é necessário apresentar a documentação de ambos;

Certidões negativas: de protestos, ações cíveis e criminais, quitação de tributos federais, ações trabalhistas, interdição e tutela.

 

Documentação do imóvel

Matrícula atualizada;

Certidão negativa vintenária de ônus reais;

Certidão de situação fiscal junto à Prefeitura; Registro de ações reipersecutórias e alienações;

Habite-se (documento recomendado);

Declaração de inexistência de débitos junto ao condomínio (se for o caso do imóvel).

 

Documentação do comprador

Documentos de identificação;

RG e CPF;

Comprovante de endereço;

Comprovante de estado civil;

Comprovante de rendimentos – para fins de financiamento imobiliário, confira AQUI a documentação necessária.